https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39117
Tipo: | Tese |
Título: | As tecnologias digitais nas instituições de ensino comunitário de Camaçari/Ba: aspectos da gestão educacional nas políticas públicas de inclusão digital e educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Digital technologies in community education institutions de Camaçari/Ba: aspects of educational management in policies digital inclusion and early early education public |
Autor(es): | Sobrinho, Raquel Alves |
Primeiro Orientador: | Neves, Barbara Coelho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Neves, Barbara Coelho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Romualdo Luiz Portela de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vitorino, César Costa |
metadata.dc.contributor.referee4: | Bonilla, Maria Helena Silveira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Maria Cecília de Paula |
Resumo: | Esta tese é fruto de um estudo que teve como objetivo analisar como as políticas públicas de inclusão digital e de educação infantil viabilizam o uso das tecnologias digitais na gestão educacional de instituições de ensino comunitário, de educação infantil, do município de Camaçari/Ba. Para tanto, foi ancorada na pesquisa de abordagem social qualitativa, tendo como lócus de pesquisa 13 escolas creches comunitárias, sediadas no município de Camaçari, estado da Bahia, analisando a legislação que trata da temática em questão. Foram entrevistados 12 gestores e 13 coordenadores pedagógicos e, como resultado, a pesquisa revelou que as Escolas Creches Comunitárias investigadas têm buscado garantir o acesso à inclusão digital na educação infantil através de projetos financiados pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Entretanto, as tecnologias disponíveis no contexto educacional das organizações sociais no que diz respeito à inclusão digital ainda não estão consolidadas com equidade de direitos e oportunidades, mesmo compreendendo o esforço das OSCs que atuam na área de educação infantil. |
Abstract: | This thesis is the result of a study that aimed to analyze how public policies for digital inclusion and early childhood education enable the use of digital technologies in the educational management of community education institutions, and early childhood education, in the municipality of Camaçari/Ba. For that, anchored in qualitative social approach research, having as research locus 13 community nursery schools, based in the municipality of Camaçari, state of Bahia, in addition to the analysis of the legislation that deals with the subject in question - 12 managers and 13 pedagogical coordinators have been interviewed. As a result, the research revealed that the Community Nursery Schools investigated have sought to guarantee access to digital inclusion through early childhood education through projects financed by the Public Ministry of Labor in partnership with the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (CMDCA). The technologies available in the educational context of social organizations about digital inclusion haven’t been yet consolidated with equal rights and opportunities, even including the efforts of CSOs in early childhood education. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Camaçari-Ba. Políticas Públicas Escolas Comunitárias Inclusão Digital Camaçari-BA Educação Infantil |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39117 |
Data do documento: | 23-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE DOUTORADO_2023_DEFESA_RAQUEL ALVES SOBRINHO_REPOSITÓRIO.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons