Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSobrinho, Raquel Alves-
dc.date.accessioned2024-02-28T14:55:48Z-
dc.date.available2024-02-28T14:55:48Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39117-
dc.description.abstractThis thesis is the result of a study that aimed to analyze how public policies for digital inclusion and early childhood education enable the use of digital technologies in the educational management of community education institutions, and early childhood education, in the municipality of Camaçari/Ba. For that, anchored in qualitative social approach research, having as research locus 13 community nursery schools, based in the municipality of Camaçari, state of Bahia, in addition to the analysis of the legislation that deals with the subject in question - 12 managers and 13 pedagogical coordinators have been interviewed. As a result, the research revealed that the Community Nursery Schools investigated have sought to guarantee access to digital inclusion through early childhood education through projects financed by the Public Ministry of Labor in partnership with the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (CMDCA). The technologies available in the educational context of social organizations about digital inclusion haven’t been yet consolidated with equal rights and opportunities, even including the efforts of CSOs in early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação Infantil Camaçari-Ba.pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEscolas Comunitáriaspt_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectCamaçari-BApt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.otherEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subject.otherPublic policypt_BR
dc.subject.otherCommunity Schoolspt_BR
dc.subject.otherDigital inclusionpt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais nas instituições de ensino comunitário de Camaçari/Ba: aspectos da gestão educacional nas políticas públicas de inclusão digital e educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in community education institutions de Camaçari/Ba: aspects of educational management in policies digital inclusion and early early education publicpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Romualdo Luiz Portela de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7235020200200379pt_BR
dc.contributor.referee3Vitorino, César Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849799012474542pt_BR
dc.contributor.referee4Bonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730520955520609pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Maria Cecília de Paula-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631240054495428pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9368-3802pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1242195205974964pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é fruto de um estudo que teve como objetivo analisar como as políticas públicas de inclusão digital e de educação infantil viabilizam o uso das tecnologias digitais na gestão educacional de instituições de ensino comunitário, de educação infantil, do município de Camaçari/Ba. Para tanto, foi ancorada na pesquisa de abordagem social qualitativa, tendo como lócus de pesquisa 13 escolas creches comunitárias, sediadas no município de Camaçari, estado da Bahia, analisando a legislação que trata da temática em questão. Foram entrevistados 12 gestores e 13 coordenadores pedagógicos e, como resultado, a pesquisa revelou que as Escolas Creches Comunitárias investigadas têm buscado garantir o acesso à inclusão digital na educação infantil através de projetos financiados pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Entretanto, as tecnologias disponíveis no contexto educacional das organizações sociais no que diz respeito à inclusão digital ainda não estão consolidadas com equidade de direitos e oportunidades, mesmo compreendendo o esforço das OSCs que atuam na área de educação infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUTORADO_2023_DEFESA_RAQUEL ALVES SOBRINHO_REPOSITÓRIO.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons