Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39117
Tipo: Tese
Título: As tecnologias digitais nas instituições de ensino comunitário de Camaçari/Ba: aspectos da gestão educacional nas políticas públicas de inclusão digital e educação infantil
Título(s) alternativo(s): Digital technologies in community education institutions de Camaçari/Ba: aspects of educational management in policies digital inclusion and early early education public
Autor(es): Sobrinho, Raquel Alves
Primeiro Orientador: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
metadata.dc.contributor.referee3: Vitorino, César Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Bonilla, Maria Helena Silveira
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Maria Cecília de Paula
Resumo: Esta tese é fruto de um estudo que teve como objetivo analisar como as políticas públicas de inclusão digital e de educação infantil viabilizam o uso das tecnologias digitais na gestão educacional de instituições de ensino comunitário, de educação infantil, do município de Camaçari/Ba. Para tanto, foi ancorada na pesquisa de abordagem social qualitativa, tendo como lócus de pesquisa 13 escolas creches comunitárias, sediadas no município de Camaçari, estado da Bahia, analisando a legislação que trata da temática em questão. Foram entrevistados 12 gestores e 13 coordenadores pedagógicos e, como resultado, a pesquisa revelou que as Escolas Creches Comunitárias investigadas têm buscado garantir o acesso à inclusão digital na educação infantil através de projetos financiados pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Entretanto, as tecnologias disponíveis no contexto educacional das organizações sociais no que diz respeito à inclusão digital ainda não estão consolidadas com equidade de direitos e oportunidades, mesmo compreendendo o esforço das OSCs que atuam na área de educação infantil.
Abstract: This thesis is the result of a study that aimed to analyze how public policies for digital inclusion and early childhood education enable the use of digital technologies in the educational management of community education institutions, and early childhood education, in the municipality of Camaçari/Ba. For that, anchored in qualitative social approach research, having as research locus 13 community nursery schools, based in the municipality of Camaçari, state of Bahia, in addition to the analysis of the legislation that deals with the subject in question - 12 managers and 13 pedagogical coordinators have been interviewed. As a result, the research revealed that the Community Nursery Schools investigated have sought to guarantee access to digital inclusion through early childhood education through projects financed by the Public Ministry of Labor in partnership with the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (CMDCA). The technologies available in the educational context of social organizations about digital inclusion haven’t been yet consolidated with equal rights and opportunities, even including the efforts of CSOs in early childhood education.
Palavras-chave: Educação Infantil Camaçari-Ba.
Políticas Públicas
Escolas Comunitárias
Inclusão Digital
Camaçari-BA
Educação Infantil
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39117
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUTORADO_2023_DEFESA_RAQUEL ALVES SOBRINHO_REPOSITÓRIO.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons