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metadata.dc.type: Tese
Title: Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
Other Titles: Production of digimatic narratives in a sandbox game
metadata.dc.creator: Moura, Juliana Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Jonei Cerqueira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Jonei Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee4: Matos, Ecivaldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Lima, Marcio Roberto de
metadata.dc.description.resumo: Esta tese, apresentada em formato multipaper, focaliza a produção de Narrativas Matemáticas Digitais no mundo aberto Minecraft, que compreende três estudos norteados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar as contribuições da Teoria Ator-Rede para o estudo dos jogos digitais na Educação Matemática; descrever que Narrativas Matemáticas são produzidas por humanos e não humanos no Minecraft; identificar e explicar as tensões e agenciamentos que emergem da produção das Narrativas Matemáticas no Minecraft. Para viabilizar os dois últimos estudos, de natureza empírica, utiliza-se dados secundários construídos durante a realização de uma oficina de extensão universitária, no ano de 2018, em uma escola pública municipal com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Para o estudo teórico, o primeiro, procedeu-se com um exercício de reanálise para apresentar os deslocamentos teóricos que a Teoria Ator-Rede traz ao campo da Educação Matemática. As análises apontam que as Narrativas Digimáticas são produto de uma rede sociotécnica alimentada por entraves que tensionam as relações e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A tese que ora se defende é a de que o Minecraft, jogo do tipo mundo aberto, configura-se como actante com poder de agenciamento no processo de ensinar e aprender Matemática e a de que as crianças, ao associarem-se com o Minecraft e o conhecimento matemático, produzem Narrativas Digimáticas.
Abstract: This work, in multipaper format, focuses on the production of digital mathematical narratives in Minecraft, comprising three studies guided by the following objectives: Identify the contributions of Actor-Network Theory to the study of digital games in Mathematics Education; Describe what mathematical narratives are produced by humans and non-humans in Minecraft; Identify and describe the tensions and assemblages that arise in the production of mathematical narratives in Minecraft. For the empirical studies, we used secondary data produced during a 2018 college extension workshop in an urban public school with 5th grade students. For the theoretical study, we conducted a reanalysis to illustrate the theoretical shifts that the Actor-Network Theory brings to the field of Mathematics Education. We draw on the theoretical and methodological contributions of the Actor-Network Theory. Our analyzes show that digimatics narratives are the product of a sociotechnical network fed by obstacles that strain the relationships and processes of teaching and learning mathematics. The thesis we argue is that Minecraft, the sandbox game, is configured as an actor with agency in the process of teaching and learning mathematics. And that by associating themselves with Minecraft and mathematical knowledge, children produce Digimatic Narratives.
Keywords: Narrativas digitais
Narrativas Matemáticas
Teoria Ator-Rede
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino da matemática
Jogos digitais
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055
Issue Date: 5-Oct-2023
Appears in Collections:Tese (PPGEFHC)



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