Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Juliana Santana-
dc.date.accessioned2024-02-21T11:24:56Z-
dc.date.available2024-02-21T11:24:56Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055-
dc.description.abstractThis work, in multipaper format, focuses on the production of digital mathematical narratives in Minecraft, comprising three studies guided by the following objectives: Identify the contributions of Actor-Network Theory to the study of digital games in Mathematics Education; Describe what mathematical narratives are produced by humans and non-humans in Minecraft; Identify and describe the tensions and assemblages that arise in the production of mathematical narratives in Minecraft. For the empirical studies, we used secondary data produced during a 2018 college extension workshop in an urban public school with 5th grade students. For the theoretical study, we conducted a reanalysis to illustrate the theoretical shifts that the Actor-Network Theory brings to the field of Mathematics Education. We draw on the theoretical and methodological contributions of the Actor-Network Theory. Our analyzes show that digimatics narratives are the product of a sociotechnical network fed by obstacles that strain the relationships and processes of teaching and learning mathematics. The thesis we argue is that Minecraft, the sandbox game, is configured as an actor with agency in the process of teaching and learning mathematics. And that by associating themselves with Minecraft and mathematical knowledge, children produce Digimatic Narratives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectNarrativas Matemáticaspt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subject.otherMinecraftpt_BR
dc.subject.otherMathematical Narrativespt_BR
dc.subject.otherDigital Storytellingpt_BR
dc.subject.otherActor-Network Theorypt_BR
dc.titleProdução de narrativas digimáticas em jogo de mundo abertopt_BR
dc.title.alternativeProduction of digimatic narratives in a sandbox gamept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBoscarioli, Clodis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4072-6442pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4435435120326646pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.advisor-co1IDorcid.org/0000-0003-3688-3506pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226174429595901pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.referee2Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.referee3Oliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee4Matos, Ecivaldo de Souza-
dc.contributor.referee5Lima, Marcio Roberto de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1621-8712pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6308721958958618pt_BR
dc.description.resumoEsta tese, apresentada em formato multipaper, focaliza a produção de Narrativas Matemáticas Digitais no mundo aberto Minecraft, que compreende três estudos norteados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar as contribuições da Teoria Ator-Rede para o estudo dos jogos digitais na Educação Matemática; descrever que Narrativas Matemáticas são produzidas por humanos e não humanos no Minecraft; identificar e explicar as tensões e agenciamentos que emergem da produção das Narrativas Matemáticas no Minecraft. Para viabilizar os dois últimos estudos, de natureza empírica, utiliza-se dados secundários construídos durante a realização de uma oficina de extensão universitária, no ano de 2018, em uma escola pública municipal com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Para o estudo teórico, o primeiro, procedeu-se com um exercício de reanálise para apresentar os deslocamentos teóricos que a Teoria Ator-Rede traz ao campo da Educação Matemática. As análises apontam que as Narrativas Digimáticas são produto de uma rede sociotécnica alimentada por entraves que tensionam as relações e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A tese que ora se defende é a de que o Minecraft, jogo do tipo mundo aberto, configura-se como actante com poder de agenciamento no processo de ensinar e aprender Matemática e a de que as crianças, ao associarem-se com o Minecraft e o conhecimento matemático, produzem Narrativas Digimáticas.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Produção de Narrativas Digimáticas em Jogo de mundo aberto- Juliana Santana Moura -SIGAA.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.