Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38511
metadata.dc.type: Tese
Title: Imaginando um ideal profissional: identidade de professores de ciências
Other Titles: Imagining the ideal teacher: science teacher identity
metadata.dc.creator: Moreno, Victor Montalvão
metadata.dc.contributor.advisor1: El-Hani, Charbel Niño
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tateo, Luca
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Frederik Moreira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Pedro Guilherme Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee4: Tateo, Luca
metadata.dc.contributor.referee5: Almeida, Rosileia Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Tendo como horizonte uma contribuição para a formação de professores de ciências, a presente tese se debruça sobre a constituição da docência ideal. Num percurso teórico exploratório passeando por diferentes campos, do estudo de filmes escolares, pela expectativa de docentes e discentes e pela educação estética, o construto de identidade docente de professores de ciências emerge como central para a constituição de um (ou qualquer) ideal profissional. O campo específico que pesquisa a respeito da identidade docente de professores de ciências, entretanto, é um campo recente, de baixa coesão teórica. Analisando os diferentes arcabouços teóricos utilizados, foi possível notar uma raiz arqueológica comum a partir dos trabalhos de Lev Vygotsky. Apesar deste elo comum, os principais referenciais teóricos apresentam forte divergência e pontos de partida e chegada diferentes. Além disso, é corriqueiro o uso de más traduções de Vygotsky, que prejudicam a unidade epistêmica da área. A fim de oferecer soluções, dois conceitos da doutrina teórica vygotskyana são mobilizados, a imaginação e a perejivânie, construtos que oferecem uma comunicação transversal entre os arcabouços e podem facilitar a comunicação e integração entre pesquisas de origens diferentes. Numa pesquisa pluralista epistemológica, busca-se, portanto, fomentar o networking de teorias, para contribuir com a maturidade teórica da pesquisa em identidades profissionais de professores de ciências.
Abstract: This thesis focuses on the constitution of ideal teaching as a horizon of contribution to training of science teachers. In an exploratory theoretical path, it passes by different fields, from the study of school films to the expectations of teachers and students and to aesthetic education. The construct of the teaching identity of science teachers emerges as central to the constitution of a (or any) professional ideal. However, the specific field that researches the teaching identity of science teachers, is recent, with low theoretical cohesion. Analyzing the different theoretical frameworks used, it was possible to notice a common archeological root in the works of Lev Vygotsky. Despite this common link, the main theoretical references show strong divergence and different starting and ending points. Furthermore, the use of poor translations of Vygotsky is a commonplace, which undermines the epistemic unity of the area. To offer solutions, two concepts of Vygotsky's theoretical doctrine are mobilized, imagination and perezhivanie, constructs that offer transversal communication between frameworks and can facilitate communication and integration between researches from different sources. In epistemological pluralist perspective, it is sought, therefore, to foster the networking of theories, and to contribute to the theoretical maturity of research into the professional identities of science teachers.
Keywords: Professores de Ciências - Formação
Identidade Profissional
Vygotsky, L. V.
Imaginação - Aspectos Sociais
Perejivânie
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38511
Issue Date: 1-Mar-2023
Appears in Collections:Tese (PPGEFHC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estrutura - versão 12.3. - Finalizada pós defesa & ficha catalográfica & ata.pdf4,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons