Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreno, Victor Montalvão-
dc.date.accessioned2023-11-20T15:32:58Z-
dc.date.available2023-11-20T15:32:58Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38511-
dc.description.abstractThis thesis focuses on the constitution of ideal teaching as a horizon of contribution to training of science teachers. In an exploratory theoretical path, it passes by different fields, from the study of school films to the expectations of teachers and students and to aesthetic education. The construct of the teaching identity of science teachers emerges as central to the constitution of a (or any) professional ideal. However, the specific field that researches the teaching identity of science teachers, is recent, with low theoretical cohesion. Analyzing the different theoretical frameworks used, it was possible to notice a common archeological root in the works of Lev Vygotsky. Despite this common link, the main theoretical references show strong divergence and different starting and ending points. Furthermore, the use of poor translations of Vygotsky is a commonplace, which undermines the epistemic unity of the area. To offer solutions, two concepts of Vygotsky's theoretical doctrine are mobilized, imagination and perezhivanie, constructs that offer transversal communication between frameworks and can facilitate communication and integration between researches from different sources. In epistemological pluralist perspective, it is sought, therefore, to foster the networking of theories, and to contribute to the theoretical maturity of research into the professional identities of science teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de Ciências - Formaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade Profissionalpt_BR
dc.subjectVygotsky, L. V.pt_BR
dc.subjectImaginação - Aspectos Sociaispt_BR
dc.subjectPerejivâniept_BR
dc.subject.otherSciente Teacherspt_BR
dc.subject.otherProfessional Identitypt_BR
dc.subject.otherVygotsky, L. V.pt_BR
dc.subject.otherImagination - Social Aspectspt_BR
dc.subject.otherPerezhivaniept_BR
dc.titleImaginando um ideal profissional: identidade de professores de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeImagining the ideal teacher: science teacher identitypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1El-Hani, Charbel Niño-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8022297490892415pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tateo, Luca-
dc.contributor.advisor-co2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3207-6312pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Frederik Moreira dos-
dc.contributor.referee2Reis, Pedro Guilherme Rocha-
dc.contributor.referee3Oliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee4Tateo, Luca-
dc.contributor.referee5Almeida, Rosileia Oliveira-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5564-3092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5928547528851537pt_BR
dc.description.resumoTendo como horizonte uma contribuição para a formação de professores de ciências, a presente tese se debruça sobre a constituição da docência ideal. Num percurso teórico exploratório passeando por diferentes campos, do estudo de filmes escolares, pela expectativa de docentes e discentes e pela educação estética, o construto de identidade docente de professores de ciências emerge como central para a constituição de um (ou qualquer) ideal profissional. O campo específico que pesquisa a respeito da identidade docente de professores de ciências, entretanto, é um campo recente, de baixa coesão teórica. Analisando os diferentes arcabouços teóricos utilizados, foi possível notar uma raiz arqueológica comum a partir dos trabalhos de Lev Vygotsky. Apesar deste elo comum, os principais referenciais teóricos apresentam forte divergência e pontos de partida e chegada diferentes. Além disso, é corriqueiro o uso de más traduções de Vygotsky, que prejudicam a unidade epistêmica da área. A fim de oferecer soluções, dois conceitos da doutrina teórica vygotskyana são mobilizados, a imaginação e a perejivânie, construtos que oferecem uma comunicação transversal entre os arcabouços e podem facilitar a comunicação e integração entre pesquisas de origens diferentes. Numa pesquisa pluralista epistemológica, busca-se, portanto, fomentar o networking de teorias, para contribuir com a maturidade teórica da pesquisa em identidades profissionais de professores de ciências.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estrutura - versão 12.3. - Finalizada pós defesa & ficha catalográfica & ata.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons