Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): School inclusion of a child with blindness in private school: a case study
Autor(es): Sordi, Helena Tavares dos Santos
Primeiro Orientador: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana da Paixão
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Regiane da Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada, com o objetivo de refletir sobre os desafios da inclusão escolar de uma estudante com deficiência visual na escola privada. A metodologia adotada para investigação é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Realizou-se a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Dentre os resultados, constatou-se a existência de barreiras atitudinais e estruturais no que se refere a inclusão de estudantes Público Alvo da Educação Especial, sobretudo com a deficiência visual. Identificamos a necessidade de investimento na formação de professores e do profissional de apoio, lacunas na aprendizagem devido à ausência de conhecimento sobre a função do acompanhante pedagógico, e o acesso ao Atendimento Educacional Especializado e das Salas de Recursos Multifuncionais.
Abstract: This research had as its theme the school inclusion of a child with blindness in private school, with the objective of reflecting on the challenges of school inclusion of a student with visual impairment. The methodology adopted for the investigation is qualitative, of the case study type. A semi-structured interview and a questionnaire were applied. Among the results, we found the existence of attitudinal and structural barriers regarding the inclusion of Special Education Target Audience students, especially with visual impairments. We identified the need for investment in the training of teachers and of the support professional, gaps in learning due to the lack of knowledge about the role of the, and the access to the Specialized Educational Service and to the Multifunctional resource Rooms.
Palavras-chave: Inclusão Escolar
Deficiência Visual
Formação de professores
Profissional de Apoio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HELENA vs pronta.pdf636 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons