Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada: um estudo de caso
Otros títulos : School inclusion of a child with blindness in private school: a case study
metadata.dc.creator: Sordi, Helena Tavares dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana da Paixão
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema a inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada, com o objetivo de refletir sobre os desafios da inclusão escolar de uma estudante com deficiência visual na escola privada. A metodologia adotada para investigação é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Realizou-se a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Dentre os resultados, constatou-se a existência de barreiras atitudinais e estruturais no que se refere a inclusão de estudantes Público Alvo da Educação Especial, sobretudo com a deficiência visual. Identificamos a necessidade de investimento na formação de professores e do profissional de apoio, lacunas na aprendizagem devido à ausência de conhecimento sobre a função do acompanhante pedagógico, e o acesso ao Atendimento Educacional Especializado e das Salas de Recursos Multifuncionais.
Resumen : This research had as its theme the school inclusion of a child with blindness in private school, with the objective of reflecting on the challenges of school inclusion of a student with visual impairment. The methodology adopted for the investigation is qualitative, of the case study type. A semi-structured interview and a questionnaire were applied. Among the results, we found the existence of attitudinal and structural barriers regarding the inclusion of Special Education Target Audience students, especially with visual impairments. We identified the need for investment in the training of teachers and of the support professional, gaps in learning due to the lack of knowledge about the role of the, and the access to the Specialized Educational Service and to the Multifunctional resource Rooms.
Palabras clave : Inclusão Escolar
Deficiência Visual
Formação de professores
Profissional de Apoio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747
Fecha de publicación : 12-dic-2022
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC HELENA vs pronta.pdf636 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons