Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSordi, Helena Tavares dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-29T19:43:45Z-
dc.date.available2023-08-29T19:43:45Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747-
dc.description.abstractThis research had as its theme the school inclusion of a child with blindness in private school, with the objective of reflecting on the challenges of school inclusion of a student with visual impairment. The methodology adopted for the investigation is qualitative, of the case study type. A semi-structured interview and a questionnaire were applied. Among the results, we found the existence of attitudinal and structural barriers regarding the inclusion of Special Education Target Audience students, especially with visual impairments. We identified the need for investment in the training of teachers and of the support professional, gaps in learning due to the lack of knowledge about the role of the, and the access to the Specialized Educational Service and to the Multifunctional resource Rooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfissional de Apoiopt_BR
dc.subject.otherSchool inclusionpt_BR
dc.subject.otherVisual impairmentpt_BR
dc.subject.otherteacher trainingpt_BR
dc.subject.othersupport professionalpt_BR
dc.titleInclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion of a child with blindness in private school: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.referee1Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de-
dc.contributor.referee2Santos, Adriana da Paixão-
dc.contributor.referee3Barbosa, Regiane da Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada, com o objetivo de refletir sobre os desafios da inclusão escolar de uma estudante com deficiência visual na escola privada. A metodologia adotada para investigação é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Realizou-se a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Dentre os resultados, constatou-se a existência de barreiras atitudinais e estruturais no que se refere a inclusão de estudantes Público Alvo da Educação Especial, sobretudo com a deficiência visual. Identificamos a necessidade de investimento na formação de professores e do profissional de apoio, lacunas na aprendizagem devido à ausência de conhecimento sobre a função do acompanhante pedagógico, e o acesso ao Atendimento Educacional Especializado e das Salas de Recursos Multifuncionais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC HELENA vs pronta.pdf636 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons