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Tipo: Tese
Título: Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
Título(s) alternativo(s): Scientific dissemination on the internet: creativity and (re)production didactic in the work of 'online content creators' in physics for Youtube and Tiktok
Autor(es): Barbosa, Alexandre Rodrigues
Primeiro Orientador: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Limonta, Sandra
metadata.dc.contributor.referee2: Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Rafaelle da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee5: Messeder Neto, Hélio da Silva
Resumo: Entre formas e formatos, a divulgação científica tem a sua importância tanto no campo educacional quanto no campo político; isto porque ela aparece como um movimento que visa democratizar a ciência levando o conhecimento científico ao público não especializado. A história da divulgação científica nos confirma que diferentes mídias já foram (e têm sido) utilizadas com a finalidade de divulgar a ciência para a população. Atualmente, novos formatos de mídia para divulgação científica têm surgido, podemos citar como exemplo os podcasts e os canais em diferentes plataformas digitais, como YouTube e TikTok. Tal movimento complementa a história da divulgação científica e supera por incorporação outras dinâmicas já estabelecidas nesse sentido. Independentemente da escala temporal, a divulgação científica sempre teve um propósito bem evidente: compartilhar o saber científico em uma linguagem popular. Entretanto, esta popularização da linguagem não deve ocorrer de qualquer maneira, justamente por ser a divulgação científica um ato político e de produção de humanidade. Especialmente nos tempos atuais em que o fluxo de informações é enorme –, algumas informações podem nos afastar do conhecimento da realidade. Com o advento das redes de entretenimento, a atividade de divulgação científica se tornou descentralizada, de modo a haver uma mudança no polo de emissão da mensagem. Hoje, qualquer pessoa pode falar sobre ciência na internet, assim, o que, em sua aparência, é extremamente positivo, na verdade, é bastante perigoso, principalmente porque a internet é um terreno dominado pelas grandes empresas do Vale do Silício. Localizadas nos Estados Unidos da América, essas grandes empresas, por meio de regulações, influenciam a atividade de Divulgação Científica de modo que ela passe a ter formas e conteúdos que atendam às exigências dessas plataformas, ou seja, formas de abordagem e conteúdos específicos que “engajam” nas redes sociais e de streaming. Buscando analisar esse movimento autônomo de criadores de conteúdo de divulgação científica para a internet, no âmbito da Física, investigamos o processo criativo de cinco criadores de conteúdo online de Física. Nesse sentido, buscamos conhecer como tem se dado a dinâmica do movimento de divulgação científica na internet para além do que se aparenta, conhecendo, sobretudo, suas contradições. Tal investigação, portanto, tem suas bases no Materialismo Histórico-Dialético e perpassa a análise de vídeos produzidos e a análise da entrevista com cada criador de conteúdo. Olhamos, em tal análise, o fenômeno de divulgação científica quanto à forma (como se divulga) e quanto ao conteúdo (o que se divulga). A análise dos dados nos permitiu identificar que os processos de produção de conteúdo de divulgação científica na internet têm apontado para uma tendência hegemônica de Divulgação Científica pautada no entretenimento, o qual nomeamos de Divulgação Científica de Entretenimento, um projeto perigoso que, em sua aparência, é lúdico, prazeroso, interessante e informativo; todavia, em sua essência, é um movimento que se alinha aos interesses neoliberais do capitalismo de dados, cujos interesse maior está na comercialização de dados da internet. Esse movimento, no âmbito dos trabalhos de Divulgação Científica da Física, ora tende a elevar a Física como entretenimento, ora tende a elevar a (pseudo)ciência como entretenimento, repercutindo, desse modo, em duas tendências marcantes de Divulgação Científica na internet, as quais são discutidas detalhadamente neste trabalho. Por assim dizer, constatamos que a Divulgação Científica de Entretenimento é uma consequência da dinâmica da internet, seu funcionamento serve aos interesses do capitalismo, fazendo com que criadores de conteúdo online de Física (re)produzam didáticas e emblemas que podem prejudicar o projeto de educação científica do público não especializado.
Abstract: Among forms and formats, scientific dissemination has its importance both in the educational field and in the political field; this is because it appears as a movement that aims to democratize science by bringing scientific knowledge to the non-specialized public. The history of scientific dissemination confirms that different media have already been (and have been) used with the aim of disseminating science to the population. Currently, new media formats for scientific dissemination have emerged, as an example we can mention podcasts and channels on different digital platforms, such as YouTube and TikTok. This movement complements the history of scientific dissemination and surpasses other dynamics already established in this regard by incorporating them. Regardless of the temporal scale, science communication has always had a very clear purpose: to share scientific knowledge in a popular language. However, this popularization of the language should not happen anyway, precisely because scientific dissemination is a political act and a production of humanity. Especially in current times when the flow of information is enormous – some information can keep us from knowing reality. With the advent of entertainment networks, the activity of scientific dissemination became decentralized, so that there was a change in the pole of message transmission. Today, anyone can talk about science on the internet, so what, on the surface, is extremely positive, is actually quite dangerous, mainly because the internet is a terrain dominated by the big companies of Silicon Valley. Located in the United States of America, these large companies, through regulations, influence the activity of Scientific Dissemination so that it starts to have forms and contents that meet the requirements of these platforms, that is, forms of approach and specific contents that " engage” on social media and streaming. Seeking to analyze this autonomous movement of creators of science communication content for the internet, in the field of Physics, we investigated the creative process of five online content creators of Physics. In this sense, we seek to know how the dynamics of the scientific dissemination movement on the internet has been going beyond what it appears, knowing, above all, its contradictions. Such investigation, therefore, has its bases in Historical-Dialectic Materialism and permeates the analysis of videos produced and the analysis of the interview with each content creator. In this analysis, we look at the phenomenon of scientific dissemination in terms of form (how it is disseminated) and content (what is disseminated). Data analysis allowed us to identify that the production processes of scientific dissemination content on the internet have pointed to a hegemonic trend of Scientific Dissemination based on entertainment, which we named Scientific Dissemination of Entertainment, a dangerous project that, in its appearance, it is playful, pleasurable, interesting and informative; however, at its core, it is a movement that aligns with the neoliberal interests of data capitalism, whose main interest is in the commercialization of internet data. This movement, within the scope of works on the Scientific Dissemination of Physics, sometimes tends to elevate Physics as entertainment, or tends to elevate (pseudo)science as entertainment, thus having repercussions on two striking trends of Scientific Dissemination on the internet, the which are discussed in detail in this paper. So to speak, we found that the Scientific Dissemination of Entertainment is a consequence of the dynamics of the internet, its functioning serves the interests of capitalism, making online content creators of Physics (re)produce didactics and emblems that can harm the education project non-specialized scientific public.
Palavras-chave: Divulgação científica
Internet
Ensino de Física
Criatividade
CNPq: Ensino de Ciências
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37294
Data do documento: 12-Jun-2023
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