Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37098
Tipo: Dissertação
Título: Para além dos olhos de ressaca: programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo
Título(s) alternativo(s): Beyond the eyes of turbulence: reader training program at the Federal Institute of Espírito Santo.
Autor(es): Costa, Gilson Silva
Primeiro Orientador: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sandra Carneiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Carla Meira Pires de
metadata.dc.contributor.referee3: Canda, Cilene Nascimento
Resumo: Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigou, mediante escuta sensível dos sujeitos, processos para a criação e a ampliação de práticas leitoras no Campus Barra de São Francisco/ IFES. A questão norteadora da investigação foi: Quais são os desafios e as possibilidades de implantação de espaços de leitura e de formação de leitores no IFES? Os objetivos da investigação foram: conhecer melhor o perfil dos estudantes do ensino médio para identificar suas características, desejos e habilidades literárias, com vistas a desenvolver um programa de formação de leitores a partir da perspectiva multimodal do texto que conecta a leitura a outras linguagens. Os estudos de Geraldi (1997) e Kress e Van Leeuwen (2019) serviram como suporte teórico para trabalhar o texto literário sob essa perspectiva. Após a pesquisa, trabalharemos em sala de aula o projeto interventivo a partir da produção de 12 aulas para o ensino de literatura, quando os estudantes lançarão mão de diversas habilidades para a produção em cada etapa do dessa proposta. Na metodologia, buscou-se desenvolver ações colaborativas entre diferentes áreas do conhecimento dentro de um processo interventivo interdisciplinar, no qual a escuta dos estudantes foi procedimento fundamental da pesquisa, mediante roda de conversa e questionário para complementar as informações fornecidas oralmente. Após o tratamento e organização dos dados aferimos que a pesquisa produziu os seguintes resultados: Relatos dos estudantes sobre a necessidade de consumir ficção no cotidiano, a relevância leitura de ficção para o processo de formação do imaginário, a constatação que a leitura literária é aperfeiçoada quando relacionada a outras linguagens, constatação das dificuldades e desafios a serem suplantados pelos estudantes do IFES/BSF para uma melhor apreensão do texto literário, a informação que gêneros e tipos textuais influenciam na escolha dos discentes sobre o que desejam ler e a importância dos estudantes na influência de colegas para a aquisição do hábito da leitura. Após a análise desses resultados foi concebida a proposta de Intervenção Interdisciplinar “ Para além dos olhos de ressaca” como um passo inicial ao intuito de formar leitores efetivos e cuja culminância será durante o Sarau Cultural do IFES/BSF. Os sujeitos desta investigação são jovens entre 15 a 19 anos matriculados no segundo ano do curso técnico em Agricultura do Campus Barra de São Francisco/IFES. Como referencial teórico, a pesquisa se apoiou nos estudos de autores como Cândido (1995), Silva (2003), Kleiman (2008), Duarte Jr (2001), Cosson (2014), Freire (1987,1996), Canda (2020), Ferrarezi e Carvalho (2017), dentre outros.
Abstract: This research is situated within the scope of the Graduate Program in Curriculum, Languages, and Pedagogical Innovations/Professional Master's in Education at the Federal University of Bahia (UFBA) and investigated processes for the creation and expansion of reading practices at the Barra de São Francisco Campus/IFES through a sensitive listening to the subjects. The guiding question of the research was: What are the challenges and possibilities for the implementation of reading spaces and reader formation at IFES? The objectives of the research were: to better understand the profile of high school students in order to identify their characteristics, desires, and literary skills, aiming to develop a reader formation program from the multimodal perspective of the text, which connects reading to other languages. The studies by Geraldi (1997) and Kress and Van Leeuwen (2019) served as theoretical support to work with the literary text from this perspective. After the research, we will work on the intervention project in the classroom through the production of 12 lessons for the teaching of literature, where students will employ various skills for production at each stage of this proposal. In the methodology, collaborative actions were sought among different areas of knowledge within an interdisciplinary intervention process, in which student listening was a fundamental research procedure, through a roundtable discussion and a questionnaire to complement orally provided information. After data treatment and organization, the research produced the following results: Students' accounts of the need to consume fiction in everyday life, the relevance of reading fiction for the process of shaping the imagination, the realization that literary reading is enhanced when related to other languages, identification of difficulties and challenges to be overcome by IFES/BSF students for a better understanding of the literary text, the information that genres and text types influence the choices of students regarding what they want to read, and the importance of students influencing their peers in acquiring the habit of reading. Based on the analysis of these results, the proposal for the interdisciplinary intervention " Beyond the turbulent Eyes of Capitu" was conceived as an initial step towards the goal of forming effective readers, culminating in the Cultural Sarau of IFES/BSF. The subjects of this research are young people between 15 and 19 years old enrolled in the second year of the Technical Course in Agriculture at the Barra de São Francisco Campus/IFES. The research relied on theoretical references from authors such as Cândido (1995), Silva (2003), Kleiman (2008), Duarte Jr (2001), Cosson (2014), Freire (1987, 1996), Canda (2020), Ferrarezi and Carvalho (2017), among others.
Palavras-chave: Formação de Leitores
Sequência didática
Leitura
Educação estética
Leitores - Formação
Educação do leitor
Incentivo à leitura
CNPq: Linguística, letras e artes
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37098
Data do documento: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado. Gilson Silva Costa versão final-1.pdfDissertação apresentada como trabalho final do programa de mestrado profissional em educação.1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons