Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36519
Tipo: Tese
Título: Razão e dialética: uma compreensão da epistemologia química bachelardiana e suas implicações para a educação
Autor(es): Silva, Lisandro Bacelar da
Primeiro Orientador: Moradillo, Edilson Fortuna de
metadata.dc.contributor.referee1: Moradillo, Edilson
metadata.dc.contributor.referee2: Bertoche, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee3: Kafure, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee4: Garay, Fred
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Letícia
Resumo: Inserindo-se na linha de pesquisa da Filosofia da Química "Os clássicos da Filosofia e a Química”, este trabalho apresenta como tese principal a afirmação de que a epistemologia química bachelardiana apresenta uma original estrutura dialética. Dialogando com a grande área da Educação Química, esta pesquisa também apresenta, como tese secundária, que do pensamento epistemológico de Bachelard importantes implicações para a Educação podem ser vislumbradas, notadamente no que remete a contribuições para a formação metaquímica e autonomia epistêmico-social dos diversos atores que integram aquela área. Assim, em primeiro lugar, contemplando, essencialmente, obras como A Filosofia do Não, O Novo Espírito Científico, Materialismo Racional, esboçamos reflexões sobre categorias centrais de sua Epistemologia, tais como Razão, Dialética e Númeno. Em seguida, concebendo a no quadro de um original pensamento dialético, abordamos a sua Epistemologia Química, analisando como o filósofo perscruta as dimensões da práxis química. Reservamos também um breve espaço para discutirmos sua original interpretação do materialismo químico. Posteriormente, apresentamos algumas das formas pelas quais categorias de seu pensamento vêm sendo apropriadas por pesquisadores da Educação Química; em seguida, analisamos como a categoria Educação se apresenta em Bachelard, no quadro de sua Pedagogia da Razão, refletindo, especialmente, sobre a concepção bachelardiana de Formação. Por fim, à guisa de conclusão, reafirmamos a originalidade da dialética presente na epistemologia química bachelardiana, bem como, ofertando um elogio à Razão, destacamos as implicações pedagógicas de seu pensamento, notadamente no que remete à sua concepção epistemológica enaltecedora da libertária, dinâmica e polêmica racionalidade humana. Vale ressaltar que as análises desenvolvidas neste trabalho foram fundamentalmente amparadas por categorias epistemológicas caras ao filósofo francês, como Dialética, Númeno, Razão, Racionalismo Aplicado, Real, Matéria, Materialismo, Construção, Objetivação, Trabalho, Retificações, Rupturas Epistemológicas, Perfis Epistemológicos, e Obstáculos Epistemológicos.
Abstract: Inserting itself in the line of research of the Philosophy of Chemistry "The classics of Philosophy and Chemistry", this work presents as main thesis the assertion that bachelardian chemical epistemology presents an original dialectical structure. Dialoguing with the big area da Chemical Education, his research also presents, as a secondary thesis, that from Bachelard's epistemological thought important implications for Education can be glimpsed, notably in what refers to contributions to the metachemical formation and epistemic-social autonomy of the various actors that integrate that area. Then, firstly, contemplating works such as Philosophy of No, The New Scientific Spirit, Rational Materialism, we outline reflections on central categories of his Epistemology, such as Reason, Dialectics and Noumenon. Then, conceiving it within the framework of an original dialectical thought, we approach his Epistemology Chemistry, analyzing how the philosopher scrutinizes the dimensions of chemical praxis. Let us also briefly discuss his original interpretation of chemical materialism. Subsequently, we present some of the ways in which categories of his thinking have been appropriated by researchers in Chemical Education; then, we analyze how the category Education is presented in Bachelard, in the context of his Pedagogy of Reason, reflecting, especially, on the bachelardian conception of Formation and the relevance of the School Institution in this context. Finally, by way of conclusion, we reaffirm the originality of the dialectic present in bachelardian chemical epistemology, as well as, offering a praise to Reason, we highlight the pedagogical implications of his thought, notably in what refers to his exalting epistemological conception of the libertarian, dynamic and controversial human rationality. It is worth mentioning that the analyzes developed in this work were fundamentally supported by epistemological categories dear to the French philosopher, such as Dialetics, Numenon, Reason, Applied Rationalism, Real, Matter, Materialism, Construction, Objectification, Work, Epistemological Openings, Rectifications, Epistemological Breaks, Profiles Epistemological and Epistemological Obstacles.
Palavras-chave: Filosofia da Química
Educação Química
Razão
Formação
Química - Filosofia
Química - Estudo e ensino
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36519
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Lisandro Bacelar da Silva.pdf943,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons