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Tipo: Tese
Título: A política de formação inicial de professores em exercício na Bahia (2007-2018)
Título(s) alternativo(s): The political of the initial training of in-service teachers in Bahia (2007-2018)
Autor(es): Sousa, Itamar Silva de
Primeiro Orientador: Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Rodrigo da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Gomes, Manoel dos Santos
Resumo: Esta tese apresenta os resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi examinar a política de formação inicial de professores em exercício, assumidas e implementadas pelos governos da Bahia, no período de 2007-2018 e suas múltiplas determinações. A pergunta que mobilizou esta pesquisa foi: Qual a política de formação docente traçada pelos governos do estado da Bahia, no período entre 2007-2018, tendo em vista enfrentar o problema do grande número de professores não licenciados, e, quais as múltiplas determinações que orientaram as escolhas assumidas? Para alcançar o objetivo proposto realizou-se os seguintes procedimentos metodo-lógicos: análise documental, com destaques para as seguintes fontes: Decreto Presidencial nº 6.755/2009; Portaria nº 883/2009; Portaria Normativa nº 9/2009; Atas das reuniões do Fórum Estadual Permanente de apoio a Formação Docente da Bahia ocorridas entre 2010 a 2016; Relatórios de gestão do Instituto Anísio Teixeira (IAT) 2012, 2013; Plano Estratégico da Ba-hia (2008), dentre outras fontes. Empreendeu-se ainda entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários para seis participantes. Os principais resultados da pesquisa consubstanciaram a defesa da seguinte tese: A Política de Formação de Professores implementada pelos gover-nos da Bahia no período (2007-2018), articulada com o Decreto Federal nº 6.755/2009, confi-gurou-se em uma estratégia de massificação e titulação docente, marcada pela forte tendência de busca pela elevação dos índices educacionais, que ao não garantir as condições adequadas de formação e permanência dos professores-cursistas nas instituições de ensino superior, pro-duziu uma formação em condições precarizadas, revelando, desta forma, um alinhamento com a concepção neoliberal de educação e formação recomendada pelas Organizações Multilaterais que, desde os anos 1990, pressionam os países da América Latina e o Brasil para realizarem, em larga escala, uma formação docente “adaptativa e inofensiva” ao sistema do capital. O programa principal de formação inicial em exercício utilizado foi o PARFOR presencial e à distância. Destacou-se duas determinações principais para o modo de ser da política: a política de conciliação de classes dos governos de Frente Popular do Partido dos Trabalhadores (PT) e as diretrizes das Organizações Multilaterais.
Abstract: This thesis presents the results of a research whose general objective was to examine the politi-cal of the initial training of in-service teachers, assumed and implemented by the governments of Bahia, in the period 2007-2018 and its multiple determinations. The question that mobilized this research was: What is the policy of teacher training outlined by the governments of the state of Bahia, in the period 2007-2018, with a view to facing the problem of the large number of unlicensed teachers, and what are the multiple determinations that guided the choices made? In order to reach the proposed objective, the following methodological procedures were carried out: document analysis, highlighting the following sources: Presidential Decree nº 6.755/2009; Ordinance no. 883/2009; Normative Ordinance No. 9/2009; Minutes of the Per-manent State Forum meetings to support Teacher Education in Bahia held between 2010 and 2016; Management reports of Instituto Anísio Teixeira (IAT) 2012, 2013; Bahia Strategic Plan (2008), among other sources. Semi-structured interviews and questionnaires were applied to six participants. The main results of the research substantiated the defense of the following thesis: The Teacher Training Policy implemented by the governments of Bahia in the period (2007-2018), articulated with Federal Decree nº 6.755/2009, was configured in a strategy of massification and teacher qualification, marked by the strong tendency to seek to raise educa-tional indices, which, by not ensuring adequate conditions for the training and permanence of professors in higher education institutions, produced training in precarious conditions, thus revealing an alignment with the neoliberal conception of education and training recommended by Multilateral Organizations that since the 1990s have been putting pressure on Latin Ameri-can countries and Brazil to carry out, on a large scale, “adaptive and harmless” to the capital system. The main program of initial in-service training used was the face-to-face and distance PARFOR. Two main determinations for the way of being of politics were highlighted: The politics of class conciliation of the Popular Front governments of the Workers Party (PT) and the directives of the Multilateral Organizations.
Palavras-chave: Formação de professores em exercício
PARFOR
Massificação
FORPROF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36293
Data do documento: 1-Mar-2021
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