Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36081
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Acessibilidade didática: praxeologias matemáticas sobre sequências para surdos(as) e ouvintes. |
Other Titles: | Teaching accessibility: mathematical praxeologies on sequences for the deaf and hearing Accessibilité à l'enseignement : praxeologies mathématiques sur les séquences pour sourds et entenants |
metadata.dc.creator: | Cruz, Anete Otília Cardoso de Santana |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Farias, Luiz Márcio Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Almouloud, Saddo Ag |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nogueira, Clelia Maria Ignatius |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Edmo Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Andreia Maria Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Goulart, Jany Santos Souza |
metadata.dc.contributor.referee5: | Almouloud, Saddo Ag |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa está inserida nos campos da formação inicial e formação continuada de professores(as) de Matemática, situados, respectivamente, na Licenciatura em Matemática e no Ensino Médio Integrado. A investigação tem como propósito responder à indagação Como um Percurso de Estudo e Pesquisa, acessível didaticamente, pode promover a reconstrução/elaboração de praxeologias matemáticas no ensino de sequências para estudantes surdos(as) e ouvintes? Adotamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), de Yves Chevallard e colaboradores(as), como lente teórica, mas que também delineia nossa caminhada metodológica. Para tal, foi desenvolvido, de forma processual, um dispositivo-metodológico-teórico denominado de Percurso de Estudo e Pesquisa com Potencial Inclusivo para Formação de Professores(as), o PEPPI-FP, construído ao longo de sete sessões de estudo e pesquisa com licenciandos(as) e docentes de Matemática. O estudo trouxe como objetivos, investigar as praxeologias matemáticas elaboradas por docentes e estudantes da Licenciatura em Matemática, no ensino de sequências para estudantes surdos(as) e ouvintes, assim como reconstruir aquelas praxeologias que não eram acessíveis didaticamente, para torná-las com potencial inclusivo. Os principais resultados da pesquisa apontaram que os(as) licenciandos(as) e docentes que participaram do processo de formação profissional, com aporte do dispositivo PEPPI-FP, identificaram aspectos que devem ser considerados quando se trata de práticas para um ensino inclusivo. Os resultados da investigação sinalizaram que tanto a formação inicial quanto a formação continuada de professores(as) de Matemática devem contar com o incentivo de estudos com seus pares, mas também revela a importância da mudança, do se movimentar e sair do lugar de fala de que “não está preparado(a) para a inclusão”. Os(as) participantes admitiram que a preparação se dá no transcorrer e na dinâmica da vida docente, na formação contínua, nas trocas, para dar conta dos desafios diários presentes nas salas de aula. |
Abstract: | This research is inserted in the fields of initial formation and continuing education of Mathematics teachers, situated, respectively, in the Mathematics Degree and in Integrated High School. The investigation aims to answer the question How can a didactically accessible Study and Research Pathway promote the reconstruction/elaboration of mathematical praxeologies in the teaching of sequences to deaf and hearing students? We adopted the Anthropological Theory of Didactics (ADT), by Yves Chevallard and collaborators, as a theoretical lens, but which also outlines our methodological path. To this end, a methodological-theoretical device called the Study and Research Pathway with Inclusive Potential for Teacher Training, the PEPPI-FP, was developed in a procedural way, built over seven study and research sessions with undergraduates and teachers. of math. The study aimed to investigate the mathematical praxeologies developed by teachers and students of the Degree in Mathematics, in the teaching of sequences for deaf and hearing students, as well as reconstruct those praxeologies that were not accessible didactically, to make them with inclusive potential. The main results of the research indicated that the undergraduates and teachers who participated in the professional training process, with the contribution of the PEPPI-FP device, identified aspects that should be considered when it comes to practices for inclusive education. The results of the investigation signaled that both the initial and continuing education of Mathematics teachers should count on the encouragement of studies with their peers, but it also reveals the importance of change, of moving and leaving the place of speech that “no is prepared for inclusion”. Participants admitted that preparation takes place in the course and dynamics of teaching life, in continuous training, in exchanges, to deal with the daily challenges present in classrooms. |
Keywords: | TAD Sequências Percurso de estudo e pesquisa Educação matemática inclusiva Acessibilidade didática Professores de Matemática - Formação Sequências (Matemática) Teoria da didática - Aspectos antropológicos Educação matemática Estudantes surdos Educação inclusiva Accessibilité didactique |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências humanas Educação Matemática |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
Citation: | ABNT |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36081 |
Issue Date: | 25-Apr-2022 |
Appears in Collections: | Tese (PPGEFHC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese de doutorado de Anete Cardoso Cruz - ABRIL 2022.pdf | Tese de Doutorado de Anete Otília Cardoso de Santana Cruz | 5,5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.