Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36081
Tipo: Tese
Título: Acessibilidade didática: praxeologias matemáticas sobre sequências para surdos(as) e ouvintes.
Título(s) alternativo(s): Teaching accessibility: mathematical praxeologies on sequences for the deaf and hearing
Accessibilité à l'enseignement : praxeologies mathématiques sur les séquences pour sourds et entenants
Autor(es): Cruz, Anete Otília Cardoso de Santana
Primeiro Orientador: Farias, Luiz Márcio Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almouloud, Saddo Ag
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Clelia Maria Ignatius
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Edmo Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee4: Goulart, Jany Santos Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Almouloud, Saddo Ag
Resumo: Esta pesquisa está inserida nos campos da formação inicial e formação continuada de professores(as) de Matemática, situados, respectivamente, na Licenciatura em Matemática e no Ensino Médio Integrado. A investigação tem como propósito responder à indagação Como um Percurso de Estudo e Pesquisa, acessível didaticamente, pode promover a reconstrução/elaboração de praxeologias matemáticas no ensino de sequências para estudantes surdos(as) e ouvintes? Adotamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), de Yves Chevallard e colaboradores(as), como lente teórica, mas que também delineia nossa caminhada metodológica. Para tal, foi desenvolvido, de forma processual, um dispositivo-metodológico-teórico denominado de Percurso de Estudo e Pesquisa com Potencial Inclusivo para Formação de Professores(as), o PEPPI-FP, construído ao longo de sete sessões de estudo e pesquisa com licenciandos(as) e docentes de Matemática. O estudo trouxe como objetivos, investigar as praxeologias matemáticas elaboradas por docentes e estudantes da Licenciatura em Matemática, no ensino de sequências para estudantes surdos(as) e ouvintes, assim como reconstruir aquelas praxeologias que não eram acessíveis didaticamente, para torná-las com potencial inclusivo. Os principais resultados da pesquisa apontaram que os(as) licenciandos(as) e docentes que participaram do processo de formação profissional, com aporte do dispositivo PEPPI-FP, identificaram aspectos que devem ser considerados quando se trata de práticas para um ensino inclusivo. Os resultados da investigação sinalizaram que tanto a formação inicial quanto a formação continuada de professores(as) de Matemática devem contar com o incentivo de estudos com seus pares, mas também revela a importância da mudança, do se movimentar e sair do lugar de fala de que “não está preparado(a) para a inclusão”. Os(as) participantes admitiram que a preparação se dá no transcorrer e na dinâmica da vida docente, na formação contínua, nas trocas, para dar conta dos desafios diários presentes nas salas de aula.
Abstract: This research is inserted in the fields of initial formation and continuing education of Mathematics teachers, situated, respectively, in the Mathematics Degree and in Integrated High School. The investigation aims to answer the question How can a didactically accessible Study and Research Pathway promote the reconstruction/elaboration of mathematical praxeologies in the teaching of sequences to deaf and hearing students? We adopted the Anthropological Theory of Didactics (ADT), by Yves Chevallard and collaborators, as a theoretical lens, but which also outlines our methodological path. To this end, a methodological-theoretical device called the Study and Research Pathway with Inclusive Potential for Teacher Training, the PEPPI-FP, was developed in a procedural way, built over seven study and research sessions with undergraduates and teachers. of math. The study aimed to investigate the mathematical praxeologies developed by teachers and students of the Degree in Mathematics, in the teaching of sequences for deaf and hearing students, as well as reconstruct those praxeologies that were not accessible didactically, to make them with inclusive potential. The main results of the research indicated that the undergraduates and teachers who participated in the professional training process, with the contribution of the PEPPI-FP device, identified aspects that should be considered when it comes to practices for inclusive education. The results of the investigation signaled that both the initial and continuing education of Mathematics teachers should count on the encouragement of studies with their peers, but it also reveals the importance of change, of moving and leaving the place of speech that “no is prepared for inclusion”. Participants admitted that preparation takes place in the course and dynamics of teaching life, in continuous training, in exchanges, to deal with the daily challenges present in classrooms.
Palavras-chave: TAD
Sequências
Percurso de estudo e pesquisa
Educação matemática inclusiva
Acessibilidade didática
Professores de Matemática - Formação
Sequências (Matemática)
Teoria da didática - Aspectos antropológicos
Educação matemática
Estudantes surdos
Educação inclusiva
Accessibilité didactique
CNPq: Ciências humanas
Educação
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: ABNT
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36081
Data do documento: 25-Abr-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de doutorado de Anete Cardoso Cruz - ABRIL 2022.pdfTese de Doutorado de Anete Otília Cardoso de Santana Cruz5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.