Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As crianças, as professoras e seus pontos de vista sobre a morte e o luto em um contexto de pandemia |
metadata.dc.creator: | Figueiredo, Hortencia Barreto Mendes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Marlene Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Marlene Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Silvane Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pinho, Mariana Carvalho Caribé de Araújo |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como tema a morte e o luto sob o ponto de vista das crianças e das professoras no contexto de pandemia. O objetivo geral delineado foi compreender o que crianças de cinco anos e suas docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil de Salvador dizem sobre a morte e o luto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com característica do tipo exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de quatro crianças e suas professoras que foram ouvidas e tiveram suas expressões analisadas para compreensão dos pontos de vista sobre o tema desta pesquisa. Como suporte teórico metodológico para a produção de dados da pesquisa utilizou-se de autores como Campos (2008), Silva, Barbosa e Kramer (2008), Francischini e Campos (2008), Ludke e André (2013), Marconi e Lakatos (2003). O referencial teórico utilizado no trabalho foi principalmente Kovács (2010; 2012), Torres (2002), Mariotto (2020), Casellato (2018) e Araújo (2020). O tema da morte e a sua relação com a escola encontram suporte teórico também em Kovacs (2010; 2012), Nucci (2018), Naletto (2005). No que se refere à discussão da escola de Educação Infantil, seu currículo e formação de professores, utilizou-se estudos de Bach e Peranzoni (2014), Barbosa e Richter (2015), Coco, Galdino e Vieira (2017), Pinto e Flores (2017) e Santos, Franco e Varandas (2019). Conclui-se que o tema da morte e do luto é invisibilizado na escola. As crianças e as docentes possuem pontos de vista sobre o assunto que refletem seu cotidiano. Não houve discussão sobre o tema da morte e do luto na formação do professor, porém reconhece que a discussão é possível no curso de Pedagogia e para o currículo na Educação Infantil. |
Palabras clave : | Educação Infantil Criança Morte Luto Pandemia de Covid-19 |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências humanas |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050 |
Fecha de publicación : | 5-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-HortenciaBarretoMendesdeFigueiredo.pdf | Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciada no Curso de Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.