Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As crianças, as professoras e seus pontos de vista sobre a morte e o luto em um contexto de pandemia
metadata.dc.creator: Figueiredo, Hortencia Barreto Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marlene Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Silvane Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Pinho, Mariana Carvalho Caribé de Araújo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema a morte e o luto sob o ponto de vista das crianças e das professoras no contexto de pandemia. O objetivo geral delineado foi compreender o que crianças de cinco anos e suas docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil de Salvador dizem sobre a morte e o luto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com característica do tipo exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de quatro crianças e suas professoras que foram ouvidas e tiveram suas expressões analisadas para compreensão dos pontos de vista sobre o tema desta pesquisa. Como suporte teórico metodológico para a produção de dados da pesquisa utilizou-se de autores como Campos (2008), Silva, Barbosa e Kramer (2008), Francischini e Campos (2008), Ludke e André (2013), Marconi e Lakatos (2003). O referencial teórico utilizado no trabalho foi principalmente Kovács (2010; 2012), Torres (2002), Mariotto (2020), Casellato (2018) e Araújo (2020). O tema da morte e a sua relação com a escola encontram suporte teórico também em Kovacs (2010; 2012), Nucci (2018), Naletto (2005). No que se refere à discussão da escola de Educação Infantil, seu currículo e formação de professores, utilizou-se estudos de Bach e Peranzoni (2014), Barbosa e Richter (2015), Coco, Galdino e Vieira (2017), Pinto e Flores (2017) e Santos, Franco e Varandas (2019). Conclui-se que o tema da morte e do luto é invisibilizado na escola. As crianças e as docentes possuem pontos de vista sobre o assunto que refletem seu cotidiano. Não houve discussão sobre o tema da morte e do luto na formação do professor, porém reconhece que a discussão é possível no curso de Pedagogia e para o currículo na Educação Infantil.
Palabras clave : Educação Infantil
Criança
Morte
Luto
Pandemia de Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050
Fecha de publicación : 5-jul-2022
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-HortenciaBarretoMendesdeFigueiredo.pdfMonografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciada no Curso de Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.