Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Hortencia Barreto Mendes-
dc.date.accessioned2022-09-21T16:06:38Z-
dc.date.available2022-09-21T16:06:38Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.titleAs crianças, as professoras e seus pontos de vista sobre a morte e o luto em um contexto de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.programTrabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marlene Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Silvane Ribeiro-
dc.contributor.referee3Pinho, Mariana Carvalho Caribé de Araújo-
dc.creator.ID0000-0002-7524-1138pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3198373811492858pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a morte e o luto sob o ponto de vista das crianças e das professoras no contexto de pandemia. O objetivo geral delineado foi compreender o que crianças de cinco anos e suas docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil de Salvador dizem sobre a morte e o luto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com característica do tipo exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de quatro crianças e suas professoras que foram ouvidas e tiveram suas expressões analisadas para compreensão dos pontos de vista sobre o tema desta pesquisa. Como suporte teórico metodológico para a produção de dados da pesquisa utilizou-se de autores como Campos (2008), Silva, Barbosa e Kramer (2008), Francischini e Campos (2008), Ludke e André (2013), Marconi e Lakatos (2003). O referencial teórico utilizado no trabalho foi principalmente Kovács (2010; 2012), Torres (2002), Mariotto (2020), Casellato (2018) e Araújo (2020). O tema da morte e a sua relação com a escola encontram suporte teórico também em Kovacs (2010; 2012), Nucci (2018), Naletto (2005). No que se refere à discussão da escola de Educação Infantil, seu currículo e formação de professores, utilizou-se estudos de Bach e Peranzoni (2014), Barbosa e Richter (2015), Coco, Galdino e Vieira (2017), Pinto e Flores (2017) e Santos, Franco e Varandas (2019). Conclui-se que o tema da morte e do luto é invisibilizado na escola. As crianças e as docentes possuem pontos de vista sobre o assunto que refletem seu cotidiano. Não houve discussão sobre o tema da morte e do luto na formação do professor, porém reconhece que a discussão é possível no curso de Pedagogia e para o currículo na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.otherGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-HortenciaBarretoMendesdeFigueiredo.pdfMonografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciada no Curso de Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.