Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Figueiredo, Hortencia Barreto Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T16:06:38Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21T16:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Luto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.title | As crianças, as professoras e seus pontos de vista sobre a morte e o luto em um contexto de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.program | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8641987643464239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marlene Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8641987643464239 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Silvane Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3 | Pinho, Mariana Carvalho Caribé de Araújo | - |
dc.creator.ID | 0000-0002-7524-1138 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3198373811492858 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como tema a morte e o luto sob o ponto de vista das crianças e
das professoras no contexto de pandemia. O objetivo geral delineado foi
compreender o que crianças de cinco anos e suas docentes de um Centro Municipal
de Educação Infantil de Salvador dizem sobre a morte e o luto. Trata-se de uma
pesquisa de abordagem qualitativa com característica do tipo exploratória e
descritiva. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de quatro crianças e suas
professoras que foram ouvidas e tiveram suas expressões analisadas para
compreensão dos pontos de vista sobre o tema desta pesquisa. Como suporte
teórico metodológico para a produção de dados da pesquisa utilizou-se de autores
como Campos (2008), Silva, Barbosa e Kramer (2008), Francischini e Campos
(2008), Ludke e André (2013), Marconi e Lakatos (2003). O referencial teórico
utilizado no trabalho foi principalmente Kovács (2010; 2012), Torres (2002), Mariotto
(2020), Casellato (2018) e Araújo (2020). O tema da morte e a sua relação com a
escola encontram suporte teórico também em Kovacs (2010; 2012), Nucci (2018),
Naletto (2005). No que se refere à discussão da escola de Educação Infantil, seu
currículo e formação de professores, utilizou-se estudos de Bach e Peranzoni
(2014), Barbosa e Richter (2015), Coco, Galdino e Vieira (2017), Pinto e Flores
(2017) e Santos, Franco e Varandas (2019). Conclui-se que o tema da morte e do
luto é invisibilizado na escola. As crianças e as docentes possuem pontos de vista
sobre o assunto que refletem seu cotidiano. Não houve discussão sobre o tema da
morte e do luto na formação do professor, porém reconhece que a discussão é
possível no curso de Pedagogia e para o currículo na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.other | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|