Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Figueiredo, Hortencia Barreto Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T16:06:38Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21T16:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36050 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Luto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.title | As crianças, as professoras e seus pontos de vista sobre a morte e o luto em um contexto de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.program | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8641987643464239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marlene Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8641987643464239 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Silvane Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3 | Pinho, Mariana Carvalho Caribé de Araújo | - |
dc.creator.ID | 0000-0002-7524-1138 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3198373811492858 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como tema a morte e o luto sob o ponto de vista das crianças e das professoras no contexto de pandemia. O objetivo geral delineado foi compreender o que crianças de cinco anos e suas docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil de Salvador dizem sobre a morte e o luto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com característica do tipo exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de quatro crianças e suas professoras que foram ouvidas e tiveram suas expressões analisadas para compreensão dos pontos de vista sobre o tema desta pesquisa. Como suporte teórico metodológico para a produção de dados da pesquisa utilizou-se de autores como Campos (2008), Silva, Barbosa e Kramer (2008), Francischini e Campos (2008), Ludke e André (2013), Marconi e Lakatos (2003). O referencial teórico utilizado no trabalho foi principalmente Kovács (2010; 2012), Torres (2002), Mariotto (2020), Casellato (2018) e Araújo (2020). O tema da morte e a sua relação com a escola encontram suporte teórico também em Kovacs (2010; 2012), Nucci (2018), Naletto (2005). No que se refere à discussão da escola de Educação Infantil, seu currículo e formação de professores, utilizou-se estudos de Bach e Peranzoni (2014), Barbosa e Richter (2015), Coco, Galdino e Vieira (2017), Pinto e Flores (2017) e Santos, Franco e Varandas (2019). Conclui-se que o tema da morte e do luto é invisibilizado na escola. As crianças e as docentes possuem pontos de vista sobre o assunto que refletem seu cotidiano. Não houve discussão sobre o tema da morte e do luto na formação do professor, porém reconhece que a discussão é possível no curso de Pedagogia e para o currículo na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.other | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-HortenciaBarretoMendesdeFigueiredo.pdf | Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciada no Curso de Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.