Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35594
Tipo: Tese
Título: O que faz um currículo que verte sangue?: nas entranhas de uma subjetividade zumbi
Título(s) alternativo(s): What makes a curriculum that sheds blood?: in the guts of a zombie subjectivity
Autor(es): Carvalho Filho, Evanilson Gurgel
Primeiro Orientador: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Jonei Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee3: Brazão, José Paulo Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Paraíso, Marlucy Alves
metadata.dc.contributor.referee5: Chaves, Sílvia Nogueira
Resumo: Esta tese toma como objeto de investigação o currículo das narrativas midiáticas seriadas, ignificando-o como um artefato implicado na “pedagogização” das existências e na delimitação de vidas como vivíveis e como matáveis. Fundamentado nas teorias pós-críticas em Educação, o presente trabalho objetivou investigar as imagens de vida e de morte nos ensinamentos de gênero, sexualidade e raça no currículo das narrativas midiáticas seriadas. Reconhecendo nesses marcadores da diferença social algumas linhas para a constituição de um “sorvedouro de vidas”, a questão central que mobiliza esta investigação e que intitula esta tese é: “o que faz um currículo que verte sangue?”. A tese aqui defendida é a de que o currículo das narrativas midiáticas seriadas, ao se constituir como um agenciamento biopolítico desterritorializado, tem atualizado as linhas de um dispositivo da catastrofização, convergindo para a produção de uma “subjetividade zumbi”. Inserindo-se no quadro de estudos em currículo sob inspiração do campo dos estudos culturais e das filosofias da diferença, examinou-se os discursos e as linhas constitutivas desse artefato em sua disponibilização de posições de sujeito e modos de subjetivação. A análise desse material incidiu em uma articulação de diferentes orientações metodológicas pós-críticas, produzindo uma “metodologia-zapping”, fundamentada especialmente na análise do discurso de Michel Foucault e na cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A tese mostra que o currículo das narrativas midiáticas seriadas tem demandado modos de vida em registros precários, convergindo para a produção de uma subjetividade zumbi. Tal subjetividade zumbi refere-se ao modo do sujeito relacionar-se consigo mesmo, na fruição de variadas posições de sujeito disponibilizadas por esse currículo, em uma composição modelizada, serializada, programada. As análises evidenciam que há, nesse currículo, uma hibridização de regiões de controle – espaços cuja função é a de capturar, controlar, dominar, aniquilar a diferença – e as zonas de escape – agenciamentos que provocam fissuras nos modelos hierarquizantes, permitindo que a audiência das narrativas midiáticas seriadas possa fabular outros modos de existência. Em suas regiões de controle, o referido currículo tem uma dupla ação. Por um lado, está envolvido em uma política normalizadora de dissimulação das expressões de gênero e de sexualidade através de uma “tecnologia de cafetinagem”. Por outro, aciona uma “tecnologia de apoptose” frente a marcadores da diferença, criando e articulando significados que procuram justificar a possibilidade de expurgo do que considera indesejado por meio de uma “pedagogia apocalíptica” relacionada às práticas de programação da morte. Embora esse currículo acione uma necropolítica que objetive eliminar os/as infames e obscenos/as, ele terá de enfrentar uma resistência tão inventiva, astuciosa e agitadora quanto o poder que exerce. Para tanto, esse artefato aciona as zonas de escapes criativos nesse espaço normalizador e inaugura existências menores, concorrendo para a produção de um “currículo-menor” que articula o amor e o riso como vetores de desagregação dos investimentos de cafetinagem e extermínio. Por conseguinte, o currículo das narrativas midiáticas seriadas é um artefato coextensivo às nossas existências, de modo a verter sangue, mas também transbordar vida.
Abstract: This thesis has as object the curriculum of serial media narratives, meaning it as an artifact involved in the “pedagogy of existences” and in the delimitation of lives as “livable” and as “killable”. Based on post-critical theories of education, this study aimed to investigate the images of life and death in the teachings of gender, sexuality and race in the curriculum of serial media narratives. Recognizing in these markers of a social difference some lines for the constitution of a “whirlpool of lives”, the central question that guides the research and that entitles this thesis is: “what does a curriculum that pour blood?”. The thesis defended here is that the curriculum of serial media narratives, by constituting a deterritorialized biopolitical assemblage, has updated the lines of a “catastrophizing device”, converging to the production of a “zombie subjectivity”. The research fits into the framework of curriculum studies that, inspired by the work of Cultural Studies and philosophies of difference, the discourses and constitutive lines of this artifact were examined in their availability of subject positions and modes of subjectivation. The analysis of this material focused on an articulation of different post-critical methodological orientations, producing a “methodology-zapping” based especially on the discursive analysis by Michel Foucault and on the cartography by Gilles Deleuze and Félix Guattari. The thesis shows that the curriculum of serial media narratives has demanded ways of life in precarious registers, converging to the production of a “zombie subjectivity”. “Zombie subjectivity” refers to the subject's way of relating to himself, in the enjoyment of various subject positions made available by this curriculum, in a modeled, serialized, programmed composition. The analysis presented here evidenced that, in this curriculum, there is a hybridization of "regions of control" - spaces whose function is to capture, control, dominate, hide and annihilate the difference - and the "escape zones" - assemblages that forge fissures in the hierarchical models, allowing that the audience of serial media narratives can fable other modes of existence. In its regions of control, this curriculum has a double action. On the hand, it is involved in a normalizing policy of disguising expressions of gender and sexuality through a “technology of pimping. On the other hand, it triggers a “technology of apoptosis” in the face of markers of difference, creating and articulating meanings that seek to justify the possibility of purging what it considers unwanted through an “apocalyptic pedagogy” related to the practices of programming death. Although this curriculum triggers necropolitics that aims to eliminate the infamous and obscene, it will face resistance as inventive, cunning, and agitating as the power it wields. Therefore, this artifact activates the creative escape zones in this normalizing space and inaugurates smaller existences, contributing to the production of a “minor-curriculum” that articulates love and laughter as vectors of disaggregation of the investments of concealment and extermination. Consequently, the curriculum of serial media narratives is an artifact coextensive with our existences, capable of shedding blood but also overflowing life.
Palavras-chave: Currículos
Subjetividade
Televisão - Seriados
Televisão - Influência
Gênero
Sexualidade
Conteúdos culturais do currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35594
Data do documento: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese [Evanilson Gurgel].pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.