Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35182
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições das diferentes áreas do conhecimento para o processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Soares, Iraneide dos Santos
Primeiro Orientador: Santana, Noemi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Noemi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Katia Alves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Laureci Ferreira da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral refletir em que medida as diferentes áreas do conhecimento podem contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças para a inserção nas diferentes práticas sociais que visam o pleno exercício da cidadania. Para a realização deste trabalho, optamos por uma pesquisa qualitativa pautada em estudo bibliográfico e análise de documentos oficiais. Como suporte teórico, consultamos autores como Magda Soares, Vigotski, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Irandé Antunes, Helena Copetti Callai, Ático Chassot, dentre outros, para melhor compreender como alfabetização e letramento envolvem os conteúdos das diferentes áreas
Abstract: The present work has as general objective to reflect to what extent the different areas of knowledge can contribute in the literacy and literacy process of the children for the insertion in the different social practices that aim at the full exercise of citizenship. To carry out this work, we opted for a qualitative research based on a bibliographic study and analysis of official documents. As theoretical support, we consulted authors such as Magda Soares, Vigotski, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Irandé Antunes, Helena Copetti Callai, Ático Chassot, among others, to better understand how literacy and literacy involve the contents of different areas.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Ciclo
Interdisciplinaridade
sujeito histórico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35182
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SEM NUMERAR - Cópia (5).pdf517,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.