Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Iraneide dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-09T21:01:11Z-
dc.date.available2022-05-09T21:01:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35182-
dc.description.abstractThe present work has as general objective to reflect to what extent the different areas of knowledge can contribute in the literacy and literacy process of the children for the insertion in the different social practices that aim at the full exercise of citizenship. To carry out this work, we opted for a qualitative research based on a bibliographic study and analysis of official documents. As theoretical support, we consulted authors such as Magda Soares, Vigotski, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Irandé Antunes, Helena Copetti Callai, Ático Chassot, among others, to better understand how literacy and literacy involve the contents of different areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCiclopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectsujeito históricopt_BR
dc.titleAs contribuições das diferentes áreas do conhecimento para o processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.referee1Santana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.referee3Silva, Laureci Ferreira da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral refletir em que medida as diferentes áreas do conhecimento podem contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças para a inserção nas diferentes práticas sociais que visam o pleno exercício da cidadania. Para a realização deste trabalho, optamos por uma pesquisa qualitativa pautada em estudo bibliográfico e análise de documentos oficiais. Como suporte teórico, consultamos autores como Magda Soares, Vigotski, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Irandé Antunes, Helena Copetti Callai, Ático Chassot, dentre outros, para melhor compreender como alfabetização e letramento envolvem os conteúdos das diferentes áreaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SEM NUMERAR - Cópia (5).pdf517,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.