Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34671
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da Aprendizagem sob o olhar de docentes e coordenadoras pedagógicas de uma escola municipal de Simões Filho/BA
Autor(es): Menezes, Patrícia da Silva Souza de
Primeiro Orientador: Rocha, Telma Brito
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender as percepções de professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos acerca da avaliação da aprendizagem. Nessa direção procurou identificar ainda de que forma o coordenador pedagógico pode contribuir com os docentes para pensar a prática de uma avaliação mais democrática. Utilizou-se a metodologia descritiva e a técnica desenvolvida por meio de um questionário composto por 15 questões que foram respondidas por 10 professores(as) e 2 coordenadores(as) que atuam no Ensino Fundamental II de uma escola pública localizada no município de Simões Filho/BA. Por meio da pesquisa queremos contribuir com novos saberes para resolução de conflitos e problema relacionados a avaliação da aprendizagem, o trabalho docente e as possíveis contribuições do coordenador pedagógico. Utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: Hoffmann; Luckesi, Villas Boas, Fernandes, Freitas e Fernandes, Vasconcellos e alguns documentos oficiais. Constatou-se por meio dos resultados da pesquisa que a avaliação da aprendizagem é uma prática complexa, identificou-se também a concepção dos professores e coordenadores pedagógicos sobre a avaliação da aprendizagem e percebeu-se que muitos professores ainda acreditam que somente o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos (as) precisa ser avaliado. Notou-se a prova como instrumento avaliativo mais utilizado e que a participação dos(as) coordenadores(as) pedagógicos contribui para a melhoria das práticas dos professores(as).
Abstract: This study aimed to understand the perceptions of teachers and pedagogical coordinators about learning assessment. In this direction, it also sought to identify how the pedagogical coordinator can contribute with teachers to think about the practice of a more democratic evaluation. The descriptive methodology and the technique developed through a questionnaire composed of 15 questions were used, which were answered by 10 teachers and 2 coordinators who work in Elementary School II of a public school located in the municipality of Simões Filho. /BA. Through the research we want to contribute with new knowledge for the resolution of conflicts and problems related to the evaluation of learning, the teaching work and the possible contributions of the pedagogical coordinator. We used as theoretical reference the following authors: Hoffmann; Luckesi, Villas Boas, Fernandes, Freitas and Fernandes, Vasconcellos and some official documents. It was found through the results of the research that the assessment of learning is a complex practice, it was also identified the conception of teachers and pedagogical coordinators about the assessment of learning and it was noticed that many teachers still believe that only the development of learning of students needs to be evaluated. It was noted that the test is the most used assessment instrument and that the participation of pedagogical coordinators contributes to the improvement of teachers' practices.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Assessment,
Coordenador Pedagógico
Learning
Ensino Remoto
Pedagogical Coordinator
Teaching Remote.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34671
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.