Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34034
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Saberes, identidades e currículo: compreensões necessárias à formação de docentes para a educação profissional e tecnológica
Autor(es): Souza, Mário Sergio Machado
Autor(es): Souza, Mário Sergio Machado
Abstract: Esta monografia teve como objetivo discutir a formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, diante das constantes transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade. O texto está organizado de forma a buscar responder as seguintes questões: qual a importância do currículo na formação dos docentes da EPT? De que forma são construídos os saberes e as identidades profissionais docentes e quais suas contribuições nessa formação? Qual a importância da valorização dos saberes da experiência na formação de docentes da EPT? O trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, já que se tratou de reflexões e questionamentos sobre as formas de organização, sobre as visões e conceituações surgidas de inquietações sobre o tema proposto. Para tal reflexão, procurou-se conceituar, compreender e inter-relacionar temas como, currículo, formação, identidades e saberes profissionais docentes, vendo-os como compreensões necessárias à formação de docentes para a EPT. Conclui que, para que haja um avanço significativo e perene nas políticas de formação de docentes para esta modalidade de ensino, é necessário valorizar não apenas os conhecimentos formais, sistematizados, escolarizados, mas, também, os saberes oriundos das experiências desses docentes. Esses saberes, por sua vez, se constituem em uma soma de fatores que vão desde suas histórias de vida e passam por suas relações cotidianas com seu trabalho, com os outros e consigo, que constroem e reconstroem saberes, identidades, contribuindo para uma formação docente emancipadora.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação profissional e tecnológica
Saberes e identidades docentes
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34034
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIO SERGIO MACHADO SOUZA.pdf631,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.