Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorSouza, Mário Sergio Machado-
dc.creatorSouza, Mário Sergio Machado-
dc.date.accessioned2021-08-25T14:16:03Z-
dc.date.available2021-08-25T14:16:03Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34034-
dc.description.abstractEsta monografia teve como objetivo discutir a formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, diante das constantes transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade. O texto está organizado de forma a buscar responder as seguintes questões: qual a importância do currículo na formação dos docentes da EPT? De que forma são construídos os saberes e as identidades profissionais docentes e quais suas contribuições nessa formação? Qual a importância da valorização dos saberes da experiência na formação de docentes da EPT? O trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, já que se tratou de reflexões e questionamentos sobre as formas de organização, sobre as visões e conceituações surgidas de inquietações sobre o tema proposto. Para tal reflexão, procurou-se conceituar, compreender e inter-relacionar temas como, currículo, formação, identidades e saberes profissionais docentes, vendo-os como compreensões necessárias à formação de docentes para a EPT. Conclui que, para que haja um avanço significativo e perene nas políticas de formação de docentes para esta modalidade de ensino, é necessário valorizar não apenas os conhecimentos formais, sistematizados, escolarizados, mas, também, os saberes oriundos das experiências desses docentes. Esses saberes, por sua vez, se constituem em uma soma de fatores que vão desde suas histórias de vida e passam por suas relações cotidianas com seu trabalho, com os outros e consigo, que constroem e reconstroem saberes, identidades, contribuindo para uma formação docente emancipadora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectSaberes e identidades docentespt_BR
dc.titleSaberes, identidades e currículo: compreensões necessárias à formação de docentes para a educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIO SERGIO MACHADO SOUZA.pdf631,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.