Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34034
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Saberes, identidades e currículo: compreensões necessárias à formação de docentes para a educação profissional e tecnológica
Authors: Souza, Mário Sergio Machado
metadata.dc.creator: Souza, Mário Sergio Machado
Abstract: Esta monografia teve como objetivo discutir a formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, diante das constantes transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade. O texto está organizado de forma a buscar responder as seguintes questões: qual a importância do currículo na formação dos docentes da EPT? De que forma são construídos os saberes e as identidades profissionais docentes e quais suas contribuições nessa formação? Qual a importância da valorização dos saberes da experiência na formação de docentes da EPT? O trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, já que se tratou de reflexões e questionamentos sobre as formas de organização, sobre as visões e conceituações surgidas de inquietações sobre o tema proposto. Para tal reflexão, procurou-se conceituar, compreender e inter-relacionar temas como, currículo, formação, identidades e saberes profissionais docentes, vendo-os como compreensões necessárias à formação de docentes para a EPT. Conclui que, para que haja um avanço significativo e perene nas políticas de formação de docentes para esta modalidade de ensino, é necessário valorizar não apenas os conhecimentos formais, sistematizados, escolarizados, mas, também, os saberes oriundos das experiências desses docentes. Esses saberes, por sua vez, se constituem em uma soma de fatores que vão desde suas histórias de vida e passam por suas relações cotidianas com seu trabalho, com os outros e consigo, que constroem e reconstroem saberes, identidades, contribuindo para uma formação docente emancipadora.
Keywords: Formação de professores
Educação profissional e tecnológica
Saberes e identidades docentes
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34034
Issue Date: 25-Aug-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIO SERGIO MACHADO SOUZA.pdf631,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.