Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33019
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educação de surdos: o bilinguismo como meio para o pleno desenvolvimento do surdo |
Autor : | Nascimento, Láisa de Souza |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Láisa de Souza |
Resumen : | Ao tratarmos da importância da aquisição da língua de sinais e da língua majoritária, buscando construir uma ponte que justifique a relevância do bilingüismo para o surdo, partimos em primeiro plano da construção de uma linha do tempo para a compreensão do tema, com ênfase na surdez e na história da educação de surdos. Em segundo plano, abordamos a aquisição da LIBRAS como primeira língua, da Língua Portuguesa como segunda, e a educação de surdos no que diz respeito ao bilinguismo, a identidade surda e o desenvolvimento pleno do surdo. O presente trabalho apresenta os dados levantados a partir da realização de uma pesquisa de campo em que pudemos verificar diversas opiniões a respeito do bilingüismo como um meio para o surdo se desenvolver de forma plena. Constatamos que há uma grande necessidade da realização de estudos e pesquisas na área de educação de surdos, assim como faz-se necessário a capacitação de profissionais que trabalham nesta área, evidenciando ao final, as deficiências das leis que norteiam a educação de surdos, a ausência da família no processo de escolarização destes individuos, a aceitação da LIBRAS como primeira língua e no acreditar na potencialidade do surdo em aprender a língua portuguesa e se desenvolver a partir do bilingüismo. |
Palabras clave : | Educação de surdos Bilingüismo Pleno desenvolvimento |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Especial |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33019 |
Fecha de publicación : | 11-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.