Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33019
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação de surdos: o bilinguismo como meio para o pleno desenvolvimento do surdo
Authors: Nascimento, Láisa de Souza
metadata.dc.creator: Nascimento, Láisa de Souza
Abstract: Ao tratarmos da importância da aquisição da língua de sinais e da língua majoritária, buscando construir uma ponte que justifique a relevância do bilingüismo para o surdo, partimos em primeiro plano da construção de uma linha do tempo para a compreensão do tema, com ênfase na surdez e na história da educação de surdos. Em segundo plano, abordamos a aquisição da LIBRAS como primeira língua, da Língua Portuguesa como segunda, e a educação de surdos no que diz respeito ao bilinguismo, a identidade surda e o desenvolvimento pleno do surdo. O presente trabalho apresenta os dados levantados a partir da realização de uma pesquisa de campo em que pudemos verificar diversas opiniões a respeito do bilingüismo como um meio para o surdo se desenvolver de forma plena. Constatamos que há uma grande necessidade da realização de estudos e pesquisas na área de educação de surdos, assim como faz-se necessário a capacitação de profissionais que trabalham nesta área, evidenciando ao final, as deficiências das leis que norteiam a educação de surdos, a ausência da família no processo de escolarização destes individuos, a aceitação da LIBRAS como primeira língua e no acreditar na potencialidade do surdo em aprender a língua portuguesa e se desenvolver a partir do bilingüismo.
Keywords: Educação de surdos
Bilingüismo
Pleno desenvolvimento
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Especial
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33019
Issue Date: 11-Mar-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.