Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Láisa de Souza | - |
dc.creator | Nascimento, Láisa de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T16:11:29Z | - |
dc.date.available | 2021-03-11T16:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2010-12-16 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33019 | - |
dc.description.abstract | Ao tratarmos da importância da aquisição da língua de sinais e da língua majoritária, buscando construir uma ponte que justifique a relevância do bilingüismo para o surdo, partimos em primeiro plano da construção de uma linha do tempo para a compreensão do tema, com ênfase na surdez e na história da educação de surdos. Em segundo plano, abordamos a aquisição da LIBRAS como primeira língua, da Língua Portuguesa como segunda, e a educação de surdos no que diz respeito ao bilinguismo, a identidade surda e o desenvolvimento pleno do surdo. O presente trabalho apresenta os dados levantados a partir da realização de uma pesquisa de campo em que pudemos verificar diversas opiniões a respeito do bilingüismo como um meio para o surdo se desenvolver de forma plena. Constatamos que há uma grande necessidade da realização de estudos e pesquisas na área de educação de surdos, assim como faz-se necessário a capacitação de profissionais que trabalham nesta área, evidenciando ao final, as deficiências das leis que norteiam a educação de surdos, a ausência da família no processo de escolarização destes individuos, a aceitação da LIBRAS como primeira língua e no acreditar na potencialidade do surdo em aprender a língua portuguesa e se desenvolver a partir do bilingüismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Bilingüismo | pt_BR |
dc.subject | Pleno desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Educação de surdos: o bilinguismo como meio para o pleno desenvolvimento do surdo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.