Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.authorNascimento, Láisa de Souza-
dc.creatorNascimento, Láisa de Souza-
dc.date.accessioned2021-03-11T16:11:29Z-
dc.date.available2021-03-11T16:11:29Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.date.submitted2010-12-16-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33019-
dc.description.abstractAo tratarmos da importância da aquisição da língua de sinais e da língua majoritária, buscando construir uma ponte que justifique a relevância do bilingüismo para o surdo, partimos em primeiro plano da construção de uma linha do tempo para a compreensão do tema, com ênfase na surdez e na história da educação de surdos. Em segundo plano, abordamos a aquisição da LIBRAS como primeira língua, da Língua Portuguesa como segunda, e a educação de surdos no que diz respeito ao bilinguismo, a identidade surda e o desenvolvimento pleno do surdo. O presente trabalho apresenta os dados levantados a partir da realização de uma pesquisa de campo em que pudemos verificar diversas opiniões a respeito do bilingüismo como um meio para o surdo se desenvolver de forma plena. Constatamos que há uma grande necessidade da realização de estudos e pesquisas na área de educação de surdos, assim como faz-se necessário a capacitação de profissionais que trabalham nesta área, evidenciando ao final, as deficiências das leis que norteiam a educação de surdos, a ausência da família no processo de escolarização destes individuos, a aceitação da LIBRAS como primeira língua e no acreditar na potencialidade do surdo em aprender a língua portuguesa e se desenvolver a partir do bilingüismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectPleno desenvolvimentopt_BR
dc.titleEducação de surdos: o bilinguismo como meio para o pleno desenvolvimento do surdopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.