Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25094
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Status jurídico dos animais nas institutiones do corpus iuiris ciuilis
Autor(es): Santos Júnior, Cristóvão José dos
Autor(es): Santos Júnior, Cristóvão José dos
Abstract: Estuda-seo status jurídico dos animais nas Institutiones do Corpus Iuiris Ciuilis. Dessa forma,questiona-se a tradicional e reducionista visão que identificasses seres simplesmente como coisa, evidenciado pistas para o concebimento de um caráter sui generis, com are interpretação das Institutas. Paratal, recupera-se o histórico do Direito Romano necessário à compreensão da obra justinianeia. Em seguida, analisam-se e discutem-se as noções de personae de res, imprescindíveis para uma razoável diferenciação, no que tange ao Direito dos antigos, entre os sujeitos e as coisas.Por fim, apresenta-se proposta de tradução detrechosdasInstitutasquefazemreferênciaaosanimais,partindo deversão emlatim,momento emquesão explicitados inúmeros traços indicadores de uma condição jurídica singular. Percebe-se, ante isso, uma diferença de tratamento decorrente da própria animalidade e da vontade dos animais, distintos por natureza e classificados segundo diferentes critérios. Assim, encontram-se,até mesmo, pistas que revelamo reconhecimento da senciência animal e de que,em verdade, esses seres possuiriam direitos derivados do ius naturale.
Palavras-chave: Institutas
Animais
Justiniano
Direito romano
Direito Animal
Direitos dos animais
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25094
Data do documento: 18-Jan-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS JÚNIOR, Cristovão josé dos - Statvs juridico dos animais nas instiviones do corpvs ivrgels civilis.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.