Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19278
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As potencialidades das TIC para a pedagogia da alternância na educação do campo
Authors: Regis, Gisele da Silva
metadata.dc.creator: Regis, Gisele da Silva
Abstract: Este trabalho monográfico versa sobre as relações entre tecnologias digitais e Pedagogia da Alternância. Nosso objetivo foi compreender as potencialidades das TIC para a Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, investigando, sobretudo, quais as possibilidades que as tecnologias apresentam para uma articulação mais intensa entre o tempo escola e o tempo comunidade. Para tanto, usamos como metodologia a pesquisa qualitativa de base bibliográfica, realizando leituras minuciosas sobre os temas em estudo. Os resultados apontam que as tecnologias apresentam inúmeras possibilidades de potencialização das práticas pedagógicas para a Pedagogia da Alternância, dentre elas destacamos as potencialidades comunicacionais, de imbricamento e profusão de tempos e espaços, de ligação intensa entre áreas até então dicotômicas tais como, trabalho e escola, escola e comunidade e, o conhecimento escolar e os saberes da comunidade. Ainda, exalta-se também o papel do monitor, já que lhe são atribuídas novas e diversificadas funções com a inserção das tecnologias digitais no cenário da alternância.
ABSTRACT This academic work talks about the relations between digital technology and Pedagogy of Alternating. Our aim was to comprehend the strong points of ICT (information and communication technologies) for the Pedagogy of Alternating in field education, mostly investigating the possibilities technology creates for a more intense articulation between school and the streets. For such, we used qualitative research with a bibliographic basis as methodology, and detailed readings about the studied topics. The results show that technologies allow uncountable possibilities of effectiveness in potential pedagogical practices for the Pedagogy of Alternating. Among them, we highlight communication, time and space layering and profusion, and the intense connection between so-called unrelated areas such as work and school, school and the streets, and school knowledge and street knowledge. We also highlight the role of the monitors, since they have new and diversified duties with the insertion of ICT in the Alternating environment.
Keywords: Tecnologias digitais
Pedagogia da alternância
Educação do campo
Tempo - Espaço
Digital technologies
Pedagogy of alternating
Field education
Time - Space
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Tecnologia educacional
Educação rural
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Pedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19278
Issue Date: 25-May-2016
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GiseleRegis__Versão__final2016.pdf383,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.