Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorRegis, Gisele da Silva-
dc.creatorRegis, Gisele da Silva-
dc.date.accessioned2016-05-25T14:53:52Z-
dc.date.available2016-05-25T14:53:52Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.date.submitted2015-11-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19278-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico versa sobre as relações entre tecnologias digitais e Pedagogia da Alternância. Nosso objetivo foi compreender as potencialidades das TIC para a Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, investigando, sobretudo, quais as possibilidades que as tecnologias apresentam para uma articulação mais intensa entre o tempo escola e o tempo comunidade. Para tanto, usamos como metodologia a pesquisa qualitativa de base bibliográfica, realizando leituras minuciosas sobre os temas em estudo. Os resultados apontam que as tecnologias apresentam inúmeras possibilidades de potencialização das práticas pedagógicas para a Pedagogia da Alternância, dentre elas destacamos as potencialidades comunicacionais, de imbricamento e profusão de tempos e espaços, de ligação intensa entre áreas até então dicotômicas tais como, trabalho e escola, escola e comunidade e, o conhecimento escolar e os saberes da comunidade. Ainda, exalta-se também o papel do monitor, já que lhe são atribuídas novas e diversificadas funções com a inserção das tecnologias digitais no cenário da alternância.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This academic work talks about the relations between digital technology and Pedagogy of Alternating. Our aim was to comprehend the strong points of ICT (information and communication technologies) for the Pedagogy of Alternating in field education, mostly investigating the possibilities technology creates for a more intense articulation between school and the streets. For such, we used qualitative research with a bibliographic basis as methodology, and detailed readings about the studied topics. The results show that technologies allow uncountable possibilities of effectiveness in potential pedagogical practices for the Pedagogy of Alternating. Among them, we highlight communication, time and space layering and profusion, and the intense connection between so-called unrelated areas such as work and school, school and the streets, and school knowledge and street knowledge. We also highlight the role of the monitors, since they have new and diversified duties with the insertion of ICT in the Alternating environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTempo - Espaçopt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectPedagogy of alternatingpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectTime - Spacept_BR
dc.titleAs potencialidades das TIC para a pedagogia da alternância na educação do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.contributor.refereesSantos, Isabel Cristina Moreira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programColegiado de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducação ruralpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiseleRegis__Versão__final2016.pdf383,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.