Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14436
metadata.dc.type: Dissertação
Título : "Eu sou negão, meu coração é a liberdade": diálogo sobre literatura negra ou afro-brasileira em escolas de ensino médio da Bahia
Autor : Espinheira Filho, Ivan de Pinho
metadata.dc.creator: Espinheira Filho, Ivan de Pinho
Resumen : Esta pesquisa buscou abrir espaço para refletir e socializar compreensões sobre a práxis pedagógica de um grupo de professores de língua portuguesa do Ensino Médio, visando à ampliação do debate sobre o ensino da literatura negra ou afrobrasileira. Para a consecução desses objetivos, realizou-se uma investigação qualitativa, com inspiração na etnopesquisa e na análise do discurso. Através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas com um total de 10 professores, foram identificadas suas percepções sobre várias questões referentes ao objeto de estudo: a existência de práticas racistas em classes de perfil multicultural; o atendimento à Lei nº 10.639/03 com práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo e do sentimento de pertencimento dos alunos negros ou afrodescendentes; a contribuição da produção literária negra ou afro-brasileira no desenvolvimento do senso crítico e estético, bem como da autoimagem desses alunos, a partir da compreensão de sua identidade. As informações produzidas indicam que, nas escolas consideradas, pouco ou nenhum espaço é reservado para o tratamento da história e da cultura do negro e sua contribuição para a construção social e cultural do país e a evolução da humanidade. Ficou evidente a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que ampliem o conhecimento da cultura negra, em especial da produção literária negra ou afrodescendente. Como conclusão, assevera-se que o estudo e o debate sobre a cultura, a história e a literatura negra ou afro-brasileira, nos espaços escolares, constituem ações pedagógicas que viabilizam recontar a história do povo brasileiro na perspectiva de validar sentimentos de pertença e democracia racial.
Palabras clave : Educação étnico-racial
Práxis pedagógica
Identidade e sentimento de pertença
Literatura negra
Literatura afrobrasileira
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14436
Fecha de publicación : 22-ene-2014
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DissertaçãoEusounegão.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.