Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.contributor.author | Espinheira Filho, Ivan de Pinho | - |
dc.creator | Espinheira Filho, Ivan de Pinho | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T17:00:43Z | - |
dc.date.available | 2014-01-22T17:00:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-22 | - |
dc.date.submitted | 2013-05-03 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14436 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou abrir espaço para refletir e socializar compreensões sobre a
práxis pedagógica de um grupo de professores de língua portuguesa do Ensino
Médio, visando à ampliação do debate sobre o ensino da literatura negra ou afrobrasileira.
Para a consecução desses objetivos, realizou-se uma investigação
qualitativa, com inspiração na etnopesquisa e na análise do discurso. Através de um
grupo focal e entrevistas semiestruturadas com um total de 10 professores, foram
identificadas suas percepções sobre várias questões referentes ao objeto de estudo:
a existência de práticas racistas em classes de perfil multicultural; o atendimento à
Lei nº 10.639/03 com práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento
do senso crítico-reflexivo e do sentimento de pertencimento dos alunos negros ou
afrodescendentes; a contribuição da produção literária negra ou afro-brasileira no
desenvolvimento do senso crítico e estético, bem como da autoimagem desses
alunos, a partir da compreensão de sua identidade. As informações produzidas
indicam que, nas escolas consideradas, pouco ou nenhum espaço é reservado para
o tratamento da história e da cultura do negro e sua contribuição para a construção
social e cultural do país e a evolução da humanidade. Ficou evidente a necessidade
de implementação de práticas pedagógicas que ampliem o conhecimento da cultura
negra, em especial da produção literária negra ou afrodescendente. Como
conclusão, assevera-se que o estudo e o debate sobre a cultura, a história e a
literatura negra ou afro-brasileira, nos espaços escolares, constituem ações
pedagógicas que viabilizam recontar a história do povo brasileiro na perspectiva de
validar sentimentos de pertença e democracia racial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Identidade e sentimento de pertença | pt_BR |
dc.subject | Literatura negra | pt_BR |
dc.subject | Literatura afrobrasileira | pt_BR |
dc.title | "Eu sou negão, meu coração é a liberdade": diálogo sobre literatura negra ou afro-brasileira em escolas de ensino médio da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Souza, Florentina da Silva | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Gustavo Roque de | - |
dc.contributor.referees | Moura, Ana Célia Clementino | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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