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dc.contributor.advisorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.authorEspinheira Filho, Ivan de Pinho-
dc.creatorEspinheira Filho, Ivan de Pinho-
dc.date.accessioned2014-01-22T17:00:43Z-
dc.date.available2014-01-22T17:00:43Z-
dc.date.issued2014-01-22-
dc.date.submitted2013-05-03-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14436-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou abrir espaço para refletir e socializar compreensões sobre a práxis pedagógica de um grupo de professores de língua portuguesa do Ensino Médio, visando à ampliação do debate sobre o ensino da literatura negra ou afrobrasileira. Para a consecução desses objetivos, realizou-se uma investigação qualitativa, com inspiração na etnopesquisa e na análise do discurso. Através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas com um total de 10 professores, foram identificadas suas percepções sobre várias questões referentes ao objeto de estudo: a existência de práticas racistas em classes de perfil multicultural; o atendimento à Lei nº 10.639/03 com práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo e do sentimento de pertencimento dos alunos negros ou afrodescendentes; a contribuição da produção literária negra ou afro-brasileira no desenvolvimento do senso crítico e estético, bem como da autoimagem desses alunos, a partir da compreensão de sua identidade. As informações produzidas indicam que, nas escolas consideradas, pouco ou nenhum espaço é reservado para o tratamento da história e da cultura do negro e sua contribuição para a construção social e cultural do país e a evolução da humanidade. Ficou evidente a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que ampliem o conhecimento da cultura negra, em especial da produção literária negra ou afrodescendente. Como conclusão, assevera-se que o estudo e o debate sobre a cultura, a história e a literatura negra ou afro-brasileira, nos espaços escolares, constituem ações pedagógicas que viabilizam recontar a história do povo brasileiro na perspectiva de validar sentimentos de pertença e democracia racial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectIdentidade e sentimento de pertençapt_BR
dc.subjectLiteratura negrapt_BR
dc.subjectLiteratura afrobrasileirapt_BR
dc.title"Eu sou negão, meu coração é a liberdade": diálogo sobre literatura negra ou afro-brasileira em escolas de ensino médio da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSouza, Florentina da Silva-
dc.contributor.refereesAlmeida, Gustavo Roque de-
dc.contributor.refereesMoura, Ana Célia Clementino-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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