Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14436
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | "Eu sou negão, meu coração é a liberdade": diálogo sobre literatura negra ou afro-brasileira em escolas de ensino médio da Bahia |
Authors: | Espinheira Filho, Ivan de Pinho |
metadata.dc.creator: | Espinheira Filho, Ivan de Pinho |
Abstract: | Esta pesquisa buscou abrir espaço para refletir e socializar compreensões sobre a práxis pedagógica de um grupo de professores de língua portuguesa do Ensino Médio, visando à ampliação do debate sobre o ensino da literatura negra ou afrobrasileira. Para a consecução desses objetivos, realizou-se uma investigação qualitativa, com inspiração na etnopesquisa e na análise do discurso. Através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas com um total de 10 professores, foram identificadas suas percepções sobre várias questões referentes ao objeto de estudo: a existência de práticas racistas em classes de perfil multicultural; o atendimento à Lei nº 10.639/03 com práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo e do sentimento de pertencimento dos alunos negros ou afrodescendentes; a contribuição da produção literária negra ou afro-brasileira no desenvolvimento do senso crítico e estético, bem como da autoimagem desses alunos, a partir da compreensão de sua identidade. As informações produzidas indicam que, nas escolas consideradas, pouco ou nenhum espaço é reservado para o tratamento da história e da cultura do negro e sua contribuição para a construção social e cultural do país e a evolução da humanidade. Ficou evidente a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que ampliem o conhecimento da cultura negra, em especial da produção literária negra ou afrodescendente. Como conclusão, assevera-se que o estudo e o debate sobre a cultura, a história e a literatura negra ou afro-brasileira, nos espaços escolares, constituem ações pedagógicas que viabilizam recontar a história do povo brasileiro na perspectiva de validar sentimentos de pertença e democracia racial. |
Keywords: | Educação étnico-racial Práxis pedagógica Identidade e sentimento de pertença Literatura negra Literatura afrobrasileira |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14436 |
Issue Date: | 22-Jan-2014 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DissertaçãoEusounegão.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.