Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13302
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O ensino de história e o sujeito histórico: narrando histórias, tecendo sentidos
Autor : Góes, Camila M.
metadata.dc.creator: Góes, Camila M.
Resumen : O Ensino de história e o sujeito histórico: narrando histórias, tecendo sentidos é uma pesquisa sobre os processos de representação, compreensão, apropriação e reelaboração do sujeito histórico na construção do conhecimento escolar, através das vivências de professores e estudantes do 1º ano do Ensino Profissional Técnico de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, no município de Catu/BA. Neste percurso, ampliamos nosso olhar às diferentes expressões do sujeito histórico, inicialmente sob o olhar de múltiplos historiadores, educadores e filósofos, e através das experiências em sala de aula. A partir de uma postura aberta às possibilidades de (re)construção desses sujeitos no ensino e aprendizagem de história, propomos uma análise relacional e multirreferencial das observações, entrevistas e narrativas históricas, realizadas com professores e estudantes, em busca de um olhar atento ao cotidiano escolar e sua relação permanente com a cultura histórica.
Palabras clave : Ensino de história
Lideranças
Historiografia
Sujeitos históricos
Conhecimento histórico escolar
Narrativa histórica
Cultura histórica
Identidade
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13302
Fecha de publicación : 29-oct-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação.pdfDocumento principal2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Apêndices.pdfApêndices775,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo.pdfAnexo724,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.