DSpace/Manakin Repository

A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pretto, Nelson De Luca
dc.contributor.author Riccio, Nicia Cristina Rocha
dc.creator Pretto, Nelson De Luca
dc.creator Riccio, Nicia Cristina Rocha
dc.date.accessioned 2013-12-11T14:45:14Z
dc.date.available 2013-12-11T14:45:14Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.issn 0104-4060
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14094
dc.description.abstract O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importân- cia da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora UFPR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject formação continuada pt_BR
dc.subject professor universitário pt_BR
dc.subject tecnologias digitais pt_BR
dc.subject educação a distância pt_BR
dc.subject experiência como formação pt_BR
dc.title A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais pt_BR
dc.title.alternative Revista Educar pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.localpub Curitiba/PR pt_BR
dc.identifier.number n. 37 pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples