DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9431

Title: Territorialidades e saberes locais: estratégias para uma construção identitária das artes cênicas na Universidade Federal da Bahia
Authors: Accioly, Cecília Bastos da Costa
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lobato, Lucia Fernandes
Keywords: Curriculum;Ensino superior no Brasil;Territorialidades;Saberes locais;Artes cênicas
Issue Date: 2010
Abstract: Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, de caráter participativo e observação ativa. Questiona a impossibilidade de, na hierarquia dos saberes racionais da Modernidade, emergir uma proposta curricular que atenda aos anseios da contemporaneidade neotribal. Conjuga a experiência e a vivência da autora como aluna e professora dos cursos de Dança e Teatro da UFBA a uma sistemática análise crítica dos atuais currículos destas instituições, com a intenção de identificar os pressupostos de territorialidades e saberes locais contemplados em diálogo com o conhecimento acadêmico, sem hierarquia. O campo de observação são os atuais currículos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia, examinados com base numa fundamentação teórica atrelada ao pensamento pós-colonialista e desconstrucionista, entre eles Edgar Morin, Michel Maffesoli, Clifford Geertz, Milton Santos, Bauman, Haesbaert Costa, Hall, Foucault e as relações de poder apresentadas pelas teorias do currículo em Tomaz Tadeu da Silva. Aliados a estes, estão as reflexões constantes sobre a arte e a educação de Herbert Read, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Isabel Marques e tantos outros. A hipótese levanta que a hierarquização dos saberes nos currículos dos cursos de Graduação impede um diálogo multirreferencial com as territorialidades e saberes locais, contribuindo para um processo de estranhamento da cultura de referência na construção do conhecimento acadêmico. O corpus do trabalho vem organizado em quatro partes: Territorialidades e Saberes Locais; A Cultura Acadêmica e o Ensino Superior no Brasil; Uma análise curricular – As Licenciaturas em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Uma Construção Identitária nas Licenciaturas em Artes Cênicas da UFBA. Os resultados obtidos constatam que os vícios oriundos da hegemonia do conhecimento positivista dificultam a emergência de um currículo que contemple as noções fluidas emergentes da socialidade do pensamento orgânico e da epistemologia do cotidiano. Indica a necessidade de transformações e direcionamento dos esforços para a superação e reformulação das Artes Cênicas no Ensino Superior, a partir de uma epistemologia a serviço de uma educação desvinculada da hiperespecialização da Modernidade.
Description: 238f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9431
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Accioly%20Dissertacao%20parte%201.pdfParte 11.94 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%202.pdfParte 26.26 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%203.pdfParte 36.22 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%20%204.pdfParte 46.36 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%205.pdfParte 56.92 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%206.pdfParte 66.48 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%207.pdfParte 76.38 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%208.pdfParte 85.67 MBAdobe PDFView/Open
Accioly%20Dissertacao%20parte%209.pdfParte 94.76 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA