Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lobato, Lucia Fernandes | - |
dc.contributor.author | Accioly, Cecília Bastos da Costa | - |
dc.creator | Accioly, Cecília Bastos da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-05T14:43:50Z | - |
dc.date.available | 2013-04-05T14:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9431 | - |
dc.description | 238f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, de caráter participativo e observação ativa. Questiona a impossibilidade de, na hierarquia dos saberes racionais da Modernidade, emergir uma proposta curricular que atenda aos anseios da contemporaneidade neotribal. Conjuga a experiência e a vivência da autora como aluna e professora dos cursos de Dança e Teatro da UFBA a uma sistemática análise crítica dos atuais currículos destas instituições, com a intenção de identificar os pressupostos de territorialidades e saberes locais contemplados em diálogo com o conhecimento acadêmico, sem hierarquia. O campo de observação são os atuais currículos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia, examinados com base numa fundamentação teórica atrelada ao pensamento pós-colonialista e desconstrucionista, entre eles Edgar Morin, Michel Maffesoli, Clifford Geertz, Milton Santos, Bauman, Haesbaert Costa, Hall, Foucault e as relações de poder apresentadas pelas teorias do currículo em Tomaz Tadeu da Silva. Aliados a estes, estão as reflexões constantes sobre a arte e a educação de Herbert Read, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Isabel Marques e tantos outros. A hipótese levanta que a hierarquização dos saberes nos currículos dos cursos de Graduação impede um diálogo multirreferencial com as territorialidades e saberes locais, contribuindo para um processo de estranhamento da cultura de referência na construção do conhecimento acadêmico. O corpus do trabalho vem organizado em quatro partes: Territorialidades e Saberes Locais; A Cultura Acadêmica e o Ensino Superior no Brasil; Uma análise curricular – As Licenciaturas em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Uma Construção Identitária nas Licenciaturas em Artes Cênicas da UFBA. Os resultados obtidos constatam que os vícios oriundos da hegemonia do conhecimento positivista dificultam a emergência de um currículo que contemple as noções fluidas emergentes da socialidade do pensamento orgânico e da epistemologia do cotidiano. Indica a necessidade de transformações e direcionamento dos esforços para a superação e reformulação das Artes Cênicas no Ensino Superior, a partir de uma epistemologia a serviço de uma educação desvinculada da hiperespecialização da Modernidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Territorialidades | pt_BR |
dc.subject | Saberes locais | pt_BR |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.title | Territorialidades e saberes locais: estratégias para uma construção identitária das artes cênicas na Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
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