Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34478
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Dança para crianças é brincadeira? Narrativas, relações artísticas e educacionais entre afetos e alegrias. |
Authors: | Cavalcante, Janahina dos Santos |
metadata.dc.creator: | Cavalcante, Janahina dos Santos |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa apresenta argumentos e anunciar novos caminhos para a formação continuada de professores e para o ensino de dança para criança em espaços não formais, a partir das experiências no projeto Oficina de Dança para Criança do Núcleo Viladança (2009- 2015), objetiva investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Sistêmica e do brincar numa inter-relação com a dança, por meio de estudos que partem das experiências e vivencia, dos conhecimentos, e entendimentos de hoje; proponho relembrar, revisitar e investigar, a partir das particularidades e acontecimentos no projeto mencionado, como palco de pesquisa, trazendo estratégias outros modos de perceber e analisar aquilo que se apresenta e a partir das lembranças, por meio do diálogo com os atores envolvidos nesse projeto, embasado pelos autores para tecer conexões e abrir um campo para novas possibilidades de descobertas para a formação de professores de dança e para o ensino de dança para crianças. Considerando ser possível a partir dos estudos, encontros e descobertas da Pedagogia Sistêmica e do brincar numa inter-relação com a dança versar sobre especificidades, sobre questões da ordem das relações humanas, discutir a prática educacional em dança para crianças e a formação do docente, novas aberturas, atitudes e posturas, desejando tornar o discurso dançante significativo para a criança, a fim de possibilitar o trânsito entre saberes, ampliando o diálogo e cogitando contribuir para os debates acadêmicos. São reflexões teóricas, apontamentos e ponderações a partir de experiências concretas, os quais também são frutos de todas as vivências, percepções e inquietações que fazem parte do meu percurso como professora. A metodologia se ancora nas vias de pesquisa qualitativa, tem como método a produção de informações e o registro que emerge da própria experiência. O trabalho está embasado nos textos de autores como FRANKE-GRICKSCH (2014), KISHIMOTO (2019), AGAMBEN (2009), ROCHA (2016), LARROSSA (2015), PIMENTA (1999), dentre outros. O intuito é contribuir para diminuir as possíveis carências em relação ao tema1. |
Keywords: | Dança Dança para crianças Dança na educação Formação de Professores e Pedagogia Sistêmica |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34478 |
Issue Date: | 9-Nov-2021 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGDANCA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO JANAHINA CAVALCANTE.pdf | 9,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.