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dc.contributor.advisorFerreira, Maíra Spanghero-
dc.contributor.authorCavalcante, Janahina dos Santos-
dc.creatorCavalcante, Janahina dos Santos-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:02:18Z-
dc.date.available2021-11-09T13:02:18Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34478-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa apresenta argumentos e anunciar novos caminhos para a formação continuada de professores e para o ensino de dança para criança em espaços não formais, a partir das experiências no projeto Oficina de Dança para Criança do Núcleo Viladança (2009- 2015), objetiva investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Sistêmica e do brincar numa inter-relação com a dança, por meio de estudos que partem das experiências e vivencia, dos conhecimentos, e entendimentos de hoje; proponho relembrar, revisitar e investigar, a partir das particularidades e acontecimentos no projeto mencionado, como palco de pesquisa, trazendo estratégias outros modos de perceber e analisar aquilo que se apresenta e a partir das lembranças, por meio do diálogo com os atores envolvidos nesse projeto, embasado pelos autores para tecer conexões e abrir um campo para novas possibilidades de descobertas para a formação de professores de dança e para o ensino de dança para crianças. Considerando ser possível a partir dos estudos, encontros e descobertas da Pedagogia Sistêmica e do brincar numa inter-relação com a dança versar sobre especificidades, sobre questões da ordem das relações humanas, discutir a prática educacional em dança para crianças e a formação do docente, novas aberturas, atitudes e posturas, desejando tornar o discurso dançante significativo para a criança, a fim de possibilitar o trânsito entre saberes, ampliando o diálogo e cogitando contribuir para os debates acadêmicos. São reflexões teóricas, apontamentos e ponderações a partir de experiências concretas, os quais também são frutos de todas as vivências, percepções e inquietações que fazem parte do meu percurso como professora. A metodologia se ancora nas vias de pesquisa qualitativa, tem como método a produção de informações e o registro que emerge da própria experiência. O trabalho está embasado nos textos de autores como FRANKE-GRICKSCH (2014), KISHIMOTO (2019), AGAMBEN (2009), ROCHA (2016), LARROSSA (2015), PIMENTA (1999), dentre outros. O intuito é contribuir para diminuir as possíveis carências em relação ao tema1.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança para criançaspt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professores e Pedagogia Sistêmicapt_BR
dc.titleDança para crianças é brincadeira? Narrativas, relações artísticas e educacionais entre afetos e alegrias.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAdad, Shara-
dc.contributor.refereesMachado, Adriana-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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