Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maíra Spanghero | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Janahina dos Santos | - |
dc.creator | Cavalcante, Janahina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T13:02:18Z | - |
dc.date.available | 2021-11-09T13:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34478 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa apresenta argumentos e anunciar novos caminhos para a formação continuada de professores e para o ensino de dança para criança em espaços não formais, a partir das experiências no projeto Oficina de Dança para Criança do Núcleo Viladança (2009- 2015), objetiva investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Sistêmica e do brincar numa inter-relação com a dança, por meio de estudos que partem das experiências e vivencia, dos conhecimentos, e entendimentos de hoje; proponho relembrar, revisitar e investigar, a partir das particularidades e acontecimentos no projeto mencionado, como palco de pesquisa, trazendo estratégias outros modos de perceber e analisar aquilo que se apresenta e a partir das lembranças, por meio do diálogo com os atores envolvidos nesse projeto, embasado pelos autores para tecer conexões e abrir um campo para novas possibilidades de descobertas para a formação de professores de dança e para o ensino de dança para crianças. Considerando ser possível a partir dos estudos, encontros e descobertas da Pedagogia Sistêmica e do brincar numa inter-relação com a dança versar sobre especificidades, sobre questões da ordem das relações humanas, discutir a prática educacional em dança para crianças e a formação do docente, novas aberturas, atitudes e posturas, desejando tornar o discurso dançante significativo para a criança, a fim de possibilitar o trânsito entre saberes, ampliando o diálogo e cogitando contribuir para os debates acadêmicos. São reflexões teóricas, apontamentos e ponderações a partir de experiências concretas, os quais também são frutos de todas as vivências, percepções e inquietações que fazem parte do meu percurso como professora. A metodologia se ancora nas vias de pesquisa qualitativa, tem como método a produção de informações e o registro que emerge da própria experiência. O trabalho está embasado nos textos de autores como FRANKE-GRICKSCH (2014), KISHIMOTO (2019), AGAMBEN (2009), ROCHA (2016), LARROSSA (2015), PIMENTA (1999), dentre outros. O intuito é contribuir para diminuir as possíveis carências em relação ao tema1. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança para crianças | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores e Pedagogia Sistêmica | pt_BR |
dc.title | Dança para crianças é brincadeira? Narrativas, relações artísticas e educacionais entre afetos e alegrias. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Adad, Shara | - |
dc.contributor.referees | Machado, Adriana | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO JANAHINA CAVALCANTE.pdf | 9,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.