Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33380
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um estudo sobre a atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos.
Authors: Miranda, Andréa Medeiros De Moura
metadata.dc.creator: Miranda, Andréa Medeiros De Moura
Abstract: As relações que as famílias de classe popular mantêm com a aprendizagem escolar de seus filhos vêm obtendo destaque e repercussões nas pesquisas da atualidade. O objetivo desta pesquisa é conhecer as formas de atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos. A metodologia que norteou o presente estudo foi a pesquisa de campo. A amostra foi composta por famílias dos alunos, matriculados regularmente no 2° ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 8 e 9 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem e repetentes, num total de 7 participantes e a professora regente. A entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados, bem como a utilização de questionários para traçar perfil socioeconômico/cultural dos sujeitos. Para desenvolver o estudo foi feita uma revisão bibliográfica sobre a família: seus diversos conceitos (antropológicos, sociológicos e psicanalíticos) e suas mudanças, com destaque para os autores: Freyre (1963); Toscano (2001); Sarti (1995, 2003); Szymansky (2007), Soifer (1994); Romanelli (2008); sua contextualização histórica: Áries (1986); Roudinesco (2003); as novas configurações familiares: Outeiral (2007); Ibrahim (2003); Ceccarelli (2007); Fonseca (1989, 2003) . Para compreender as relações família-escola as principais contribuições vieram dos autores: Libâneo (2005); Polonia e Dessen (2005); Althuon (1999); Thin (2006); Lahire (2004); Caetano (2008); Bossa (2000); Fernandez (1991; Arroyo (2001) e categoria aprendizagem, foi importante para essa pesquisa, que resultou nas contribuições dos autores: Pain (1985); Matos e Tomanari (2002); Piaget (1977); Lemos (2002); Neves e Damiani (2006) e Moreira e Masini (2006). O resultado dessa pesquisa mostrou que as famílias acompanham a aprendizagem dos seus filhos, estão preocupadas com a escolarização destes e que a articulação família-escola é superficial e limitada a situações formais. Conclui-se que é preciso estabelecer uma relação mais efetiva na escola em relação à metodologia e estratégias de articulação com a família.
Keywords: Famílias de classe popular
Aprendizagem escolar
Relação família-escola.
metadata.dc.subject.cnpq: Educaçao
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA - FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33380
Issue Date: 11-May-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.