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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.authorMiranda, Andréa Medeiros De Moura-
dc.creatorMiranda, Andréa Medeiros De Moura-
dc.date.accessioned2021-05-11T12:36:48Z-
dc.date.available2021-05-11T12:36:48Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33380-
dc.description.abstractAs relações que as famílias de classe popular mantêm com a aprendizagem escolar de seus filhos vêm obtendo destaque e repercussões nas pesquisas da atualidade. O objetivo desta pesquisa é conhecer as formas de atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos. A metodologia que norteou o presente estudo foi a pesquisa de campo. A amostra foi composta por famílias dos alunos, matriculados regularmente no 2° ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 8 e 9 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem e repetentes, num total de 7 participantes e a professora regente. A entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados, bem como a utilização de questionários para traçar perfil socioeconômico/cultural dos sujeitos. Para desenvolver o estudo foi feita uma revisão bibliográfica sobre a família: seus diversos conceitos (antropológicos, sociológicos e psicanalíticos) e suas mudanças, com destaque para os autores: Freyre (1963); Toscano (2001); Sarti (1995, 2003); Szymansky (2007), Soifer (1994); Romanelli (2008); sua contextualização histórica: Áries (1986); Roudinesco (2003); as novas configurações familiares: Outeiral (2007); Ibrahim (2003); Ceccarelli (2007); Fonseca (1989, 2003) . Para compreender as relações família-escola as principais contribuições vieram dos autores: Libâneo (2005); Polonia e Dessen (2005); Althuon (1999); Thin (2006); Lahire (2004); Caetano (2008); Bossa (2000); Fernandez (1991; Arroyo (2001) e categoria aprendizagem, foi importante para essa pesquisa, que resultou nas contribuições dos autores: Pain (1985); Matos e Tomanari (2002); Piaget (1977); Lemos (2002); Neves e Damiani (2006) e Moreira e Masini (2006). O resultado dessa pesquisa mostrou que as famílias acompanham a aprendizagem dos seus filhos, estão preocupadas com a escolarização destes e que a articulação família-escola é superficial e limitada a situações formais. Conclui-se que é preciso estabelecer uma relação mais efetiva na escola em relação à metodologia e estratégias de articulação com a família.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamílias de classe popularpt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectRelação família-escola.pt_BR
dc.titleUm estudo sobre a atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.refereesCalabrez, Amarildo-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



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