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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | Miranda, Andréa Medeiros De Moura | - |
dc.creator | Miranda, Andréa Medeiros De Moura | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:36:48Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T12:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33380 | - |
dc.description.abstract | As relações que as famílias de classe popular mantêm com a aprendizagem escolar de seus filhos vêm obtendo destaque e repercussões nas pesquisas da atualidade. O objetivo desta pesquisa é conhecer as formas de atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos. A metodologia que norteou o presente estudo foi a pesquisa de campo. A amostra foi composta por famílias dos alunos, matriculados regularmente no 2° ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 8 e 9 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem e repetentes, num total de 7 participantes e a professora regente. A entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados, bem como a utilização de questionários para traçar perfil socioeconômico/cultural dos sujeitos. Para desenvolver o estudo foi feita uma revisão bibliográfica sobre a família: seus diversos conceitos (antropológicos, sociológicos e psicanalíticos) e suas mudanças, com destaque para os autores: Freyre (1963); Toscano (2001); Sarti (1995, 2003); Szymansky (2007), Soifer (1994); Romanelli (2008); sua contextualização histórica: Áries (1986); Roudinesco (2003); as novas configurações familiares: Outeiral (2007); Ibrahim (2003); Ceccarelli (2007); Fonseca (1989, 2003) . Para compreender as relações família-escola as principais contribuições vieram dos autores: Libâneo (2005); Polonia e Dessen (2005); Althuon (1999); Thin (2006); Lahire (2004); Caetano (2008); Bossa (2000); Fernandez (1991; Arroyo (2001) e categoria aprendizagem, foi importante para essa pesquisa, que resultou nas contribuições dos autores: Pain (1985); Matos e Tomanari (2002); Piaget (1977); Lemos (2002); Neves e Damiani (2006) e Moreira e Masini (2006). O resultado dessa pesquisa mostrou que as famílias acompanham a aprendizagem dos seus filhos, estão preocupadas com a escolarização destes e que a articulação família-escola é superficial e limitada a situações formais. Conclui-se que é preciso estabelecer uma relação mais efetiva na escola em relação à metodologia e estratégias de articulação com a família. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Famílias de classe popular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola. | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.referees | Calabrez, Amarildo | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE FAMÍLIAS DE CLASSE POPULAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS SEUS FILHOS.pdf | 694,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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