Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | Miranda, Andréa Medeiros De Moura | - |
dc.creator | Miranda, Andréa Medeiros De Moura | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:36:48Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T12:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33380 | - |
dc.description.abstract | As relações que as famílias de classe popular mantêm com a aprendizagem escolar
de seus filhos vêm obtendo destaque e repercussões nas pesquisas da atualidade.
O objetivo desta pesquisa é conhecer as formas de atuação de famílias de classe
popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos. A
metodologia que norteou o presente estudo foi a pesquisa de campo. A amostra foi
composta por famílias dos alunos, matriculados regularmente no 2° ano do Ensino
Fundamental I, na faixa etária de 8 e 9 anos de idade, com dificuldades de
aprendizagem e repetentes, num total de 7 participantes e a professora regente. A
entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados, bem como a utilização de
questionários para traçar perfil socioeconômico/cultural dos sujeitos. Para
desenvolver o estudo foi feita uma revisão bibliográfica sobre a família: seus
diversos conceitos (antropológicos, sociológicos e psicanalíticos) e suas mudanças,
com destaque para os autores: Freyre (1963); Toscano (2001); Sarti (1995, 2003);
Szymansky (2007), Soifer (1994); Romanelli (2008); sua contextualização histórica:
Áries (1986); Roudinesco (2003); as novas configurações familiares: Outeiral (2007);
Ibrahim (2003); Ceccarelli (2007); Fonseca (1989, 2003) . Para compreender as
relações família-escola as principais contribuições vieram dos autores: Libâneo
(2005); Polonia e Dessen (2005); Althuon (1999); Thin (2006); Lahire (2004);
Caetano (2008); Bossa (2000); Fernandez (1991; Arroyo (2001) e categoria
aprendizagem, foi importante para essa pesquisa, que resultou nas contribuições
dos autores: Pain (1985); Matos e Tomanari (2002); Piaget (1977); Lemos (2002);
Neves e Damiani (2006) e Moreira e Masini (2006). O resultado dessa pesquisa
mostrou que as famílias acompanham a aprendizagem dos seus filhos, estão
preocupadas com a escolarização destes e que a articulação família-escola é
superficial e limitada a situações formais. Conclui-se que é preciso estabelecer uma
relação mais efetiva na escola em relação à metodologia e estratégias de articulação
com a família. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Famílias de classe popular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola. | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a atuação de famílias de classe popular no processo de construção da aprendizagem escolar dos seus filhos. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.referees | Calabrez, Amarildo | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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