Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33324
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um estudo da dialogicidade como essência da pedagogia libertadora e seus embates na prática educativa da Escola Municipal do Pau Miúdo
Autor : Alves, Michele Alves da Silva
metadata.dc.creator: Alves, Michele Alves da Silva
Resumen : Esse estudo monográfico responde à questão: “Quais as contribuições da dialogicidade,na esteira da pedagogia libertadora, e quais seus embates na prática educativa escolar?” na perspectiva de uma graduanda do curso de pedagogia que se encontra em finalização desse processo. Para desenvolver a pesquisa utilizamos um levantamento bibliográfico e também dispomos de um estudo de caso. Buscamos a referência de Paulo Freire, cujas teorias se apresentam como fundamento desse trabalho e outros autores que compartilham do seu pensamento como: Moacir Gadotti, Georges Snyders, Júlio Groppa e outros pesquisadores que contribuíram de forma significativa para a discussão desse trabalho. Nesse sentido esta investigação considera que a prática educativa das escolas públicas Contemporâneas ainda preserva a ideologia de uma educação tradicional, além de disporem de recursos e instrumentos associados a uma prática educacional bancária,os quais se apresentam como fortes embates a dialogicidade, como essência da pedagogia libertadora, no processo de ensino aprendizagem das escolas atuais.
Palabras clave : Dialogicidade
Pedagogia Libertadora.
Prática educativa escolar
Educação bancária.
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA - FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33324
Fecha de publicación : 28-abr-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.