Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33324
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Um estudo da dialogicidade como essência da pedagogia libertadora e seus embates na prática educativa da Escola Municipal do Pau Miúdo |
Autor : | Alves, Michele Alves da Silva |
metadata.dc.creator: | Alves, Michele Alves da Silva |
Resumen : | Esse estudo monográfico responde à questão: “Quais as contribuições da dialogicidade,na esteira da pedagogia libertadora, e quais seus embates na prática educativa escolar?” na perspectiva de uma graduanda do curso de pedagogia que se encontra em finalização desse processo. Para desenvolver a pesquisa utilizamos um levantamento bibliográfico e também dispomos de um estudo de caso. Buscamos a referência de Paulo Freire, cujas teorias se apresentam como fundamento desse trabalho e outros autores que compartilham do seu pensamento como: Moacir Gadotti, Georges Snyders, Júlio Groppa e outros pesquisadores que contribuíram de forma significativa para a discussão desse trabalho. Nesse sentido esta investigação considera que a prática educativa das escolas públicas Contemporâneas ainda preserva a ideologia de uma educação tradicional, além de disporem de recursos e instrumentos associados a uma prática educacional bancária,os quais se apresentam como fortes embates a dialogicidade, como essência da pedagogia libertadora, no processo de ensino aprendizagem das escolas atuais. |
Palabras clave : | Dialogicidade Pedagogia Libertadora. Prática educativa escolar Educação bancária. |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA - FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33324 |
Fecha de publicación : | 28-abr-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UM ESTUDO DA DIALOGICIDADE COMO ESSÊNCIA DA PEDAGOGIA LIBERTADORA E SEUS EMBATES NA PRÁTICA EDUCATIVA DA ESCOLA MUNICIPAL DO PAU MIÚDO.pdf | 231,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.