Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33119
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As aulas de robótica educacional, na perspectiva das inteligências múltiplas
Autor : Figueiredo, Mariana César
metadata.dc.creator: Figueiredo, Mariana César
Resumen : Esta monografia apresenta-se por meio de uma Pesquisa Qualitativa, do tipo estudo de caso, com enfoque na Oficina de Robótica de um colégio da rede particular de Salvador-BA. Em seu desenvolvimento, consta de: um capítulo dedicado aos estudos da Inteligência, desde o seu histórico, abordando os testes psicométricos, desenvolvidos por Alfred Binet, até a teoria da pluralidade cognitiva, proposta por Gardner; um capítulo dedicado a uma abordagem das tecnologias educacionais, contemplando teóricos que adotam uma linha de pensamento mais atual, incluindo a Robótica Educacional em seus achados; um capítulo de cunho metodológico, no qual, através de um estudo de caso, identifico a relação entre as Inteligências Múltiplas e a Robótica Educacional, conectando os dois temas. Como resultado, utilizo o último capítulo para fazer as considerações finais sobre as duas temáticas, suas significativas contribuições para o reconhecimento das diferenças em sala de aula e a possibilidade do desenvolvimento cognitivo das crianças nas Oficinas de Robótica.
ABSTRACTS: This monograph is presented through a qualitative research, the case study, focusing on Robotics Workshop of a particular college network of Salvador-BA. During its development, consists of: a chapter dedicated to the studies of Intelligence, since its history, approaching the psychometrical tests, developed by Alfred Binet, until the theory of cognitive plurality, proposed by Gardner; a chapter dedicated to relate the educational technologies, contemplating theoretical, whose adopt an actual line’s thought, including the Educational Robotic in its finding; a chapter of methodological stamp, which through a study of the case, I identify the relation between the Multiple Intelligences and Educational Robotic, connecting both themes. As a result, I use the last chapter to make the final considerations about both subjects, its significant contributions for the recognition of the differences in a classroom and a possibility of cognitive development on children in the Robotics’ Workshop.
Palabras clave : Inteligências múltiplas
Gardner
Pluralidade
Cognição
Tecnologia
Robótica educacional
Multiple intelligences
Gardner
Plurality
Cognition
Technology
Educational robotic
metadata.dc.subject.cnpq: Tecnologia Educacional
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33119
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIANA CÉSAR FIGUEIREDO.pdf536,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.