Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.authorFigueiredo, Mariana César-
dc.creatorFigueiredo, Mariana César-
dc.date.accessioned2021-03-25T19:51:28Z-
dc.date.available2021-03-25T19:51:28Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.date.submitted2010-07-14-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33119-
dc.description.abstractEsta monografia apresenta-se por meio de uma Pesquisa Qualitativa, do tipo estudo de caso, com enfoque na Oficina de Robótica de um colégio da rede particular de Salvador-BA. Em seu desenvolvimento, consta de: um capítulo dedicado aos estudos da Inteligência, desde o seu histórico, abordando os testes psicométricos, desenvolvidos por Alfred Binet, até a teoria da pluralidade cognitiva, proposta por Gardner; um capítulo dedicado a uma abordagem das tecnologias educacionais, contemplando teóricos que adotam uma linha de pensamento mais atual, incluindo a Robótica Educacional em seus achados; um capítulo de cunho metodológico, no qual, através de um estudo de caso, identifico a relação entre as Inteligências Múltiplas e a Robótica Educacional, conectando os dois temas. Como resultado, utilizo o último capítulo para fazer as considerações finais sobre as duas temáticas, suas significativas contribuições para o reconhecimento das diferenças em sala de aula e a possibilidade do desenvolvimento cognitivo das crianças nas Oficinas de Robótica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTS: This monograph is presented through a qualitative research, the case study, focusing on Robotics Workshop of a particular college network of Salvador-BA. During its development, consists of: a chapter dedicated to the studies of Intelligence, since its history, approaching the psychometrical tests, developed by Alfred Binet, until the theory of cognitive plurality, proposed by Gardner; a chapter dedicated to relate the educational technologies, contemplating theoretical, whose adopt an actual line’s thought, including the Educational Robotic in its finding; a chapter of methodological stamp, which through a study of the case, I identify the relation between the Multiple Intelligences and Educational Robotic, connecting both themes. As a result, I use the last chapter to make the final considerations about both subjects, its significant contributions for the recognition of the differences in a classroom and a possibility of cognitive development on children in the Robotics’ Workshop.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectGardnerpt_BR
dc.subjectPluralidadept_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectMultiple intelligencespt_BR
dc.subjectGardnerpt_BR
dc.subjectPluralitypt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectEducational roboticpt_BR
dc.titleAs aulas de robótica educacional, na perspectiva das inteligências múltiplaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesUzeda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.refereesGalvão Filho, Teófilo Alves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA CÉSAR FIGUEIREDO.pdf536,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.