Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Mariana César | - |
dc.creator | Figueiredo, Mariana César | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T19:51:28Z | - |
dc.date.available | 2021-03-25T19:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2010-07-14 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33119 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia apresenta-se por meio de uma Pesquisa Qualitativa, do tipo estudo de caso, com enfoque na Oficina de Robótica de um colégio da rede particular de Salvador-BA. Em seu desenvolvimento, consta de: um capítulo dedicado aos estudos da Inteligência, desde o seu histórico, abordando os testes psicométricos, desenvolvidos por Alfred Binet, até a teoria da pluralidade cognitiva, proposta por Gardner; um capítulo dedicado a uma abordagem das tecnologias educacionais, contemplando teóricos que adotam uma linha de pensamento mais atual, incluindo a Robótica Educacional em seus achados; um capítulo de cunho metodológico, no qual, através de um estudo de caso, identifico a relação entre as Inteligências Múltiplas e a Robótica Educacional, conectando os dois temas. Como resultado, utilizo o último capítulo para fazer as considerações finais sobre as duas temáticas, suas significativas contribuições para o reconhecimento das diferenças em sala de aula e a possibilidade do desenvolvimento cognitivo das crianças nas Oficinas de Robótica. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACTS: This monograph is presented through a qualitative research, the case study, focusing on Robotics Workshop of a particular college network of Salvador-BA. During its development, consists of: a chapter dedicated to the studies of Intelligence, since its history, approaching the psychometrical tests, developed by Alfred Binet, until the theory of cognitive plurality, proposed by Gardner; a chapter dedicated to relate the educational technologies, contemplating theoretical, whose adopt an actual line’s thought, including the Educational Robotic in its finding; a chapter of methodological stamp, which through a study of the case, I identify the relation between the Multiple Intelligences and Educational Robotic, connecting both themes. As a result, I use the last chapter to make the final considerations about both subjects, its significant contributions for the recognition of the differences in a classroom and a possibility of cognitive development on children in the Robotics’ Workshop. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Gardner | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Multiple intelligences | pt_BR |
dc.subject | Gardner | pt_BR |
dc.subject | Plurality | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Educational robotic | pt_BR |
dc.title | As aulas de robótica educacional, na perspectiva das inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referees | Uzeda, Sheila de Quadros | - |
dc.contributor.referees | Galvão Filho, Teófilo Alves | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Tecnologia Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|