Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32890
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Bullying: a fratura das relações dentro da escola
Autor : Meira, Priscila Dias
metadata.dc.creator: Meira, Priscila Dias
Resumen : Esta monografia tem por finalidade analisar o comportamento violento entre estudantes, conhecido como bullying, suas especificidades e conseqüências na vida dos adolescentes dentro do contexto escolar. O estudo de base teórica trás uma breve análise sobre violência, convergindo para o caso do bullying nas escolas, onde é abordado seu significado, o histórico, os envolvidos nessas práticas agressivas, como as vítimas, os agressores e as testemunhas, as conseqüências danosas, suas manifestações na internet e as iniciativas antibullying. Após o conhecimento do fenômeno foi analisado como este pode interferir no período da adolescência, fase marcada pelas transformações físicas e psíquicas, pela exploração de si mesmo, pela autoafirmação, pelas icógnitas que tensionam o cotidiano, onde a importância dos pares ganha dimensões e os grupos passam a servir de ponte entre a família e a sociedade, sendo que essa socialização acaba sendo prejudicada pelo bullying que tende a estimular o isolamento social.
Palabras clave : Violência
Bullying
Adolescência
Violência escolar
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32890
Fecha de publicación : 25-feb-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Priscila D.Meira.pdf245,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.