Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32882
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma experiência de orientação educacional: Instituto Bom Aluno da Bahia.
Autor : Lages, Michele Costa de Brito
metadata.dc.creator: Lages, Michele Costa de Brito
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre a experiência de orientação educacional desenvolvida durante o estágio de Pedagogia no Instituto Bom Aluno da Bahia- IBABA, no decorrer deste ano. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com estudo de caso de uma turma do 2° ano do Ensino Médio. Os procedimentos adotados foram observações do referido grupo durante as aulas, levantamento bibliográfico, análise das diretrizes curriculares, bem como, das fichas de inscrição dos alunos para traçar um perfil socioeconômico e educacional das famílias que participam do instituto. Com relação à análise quantitativa dos dados utilizou-se o SPSS, programa indicado para processamento de dados estatísticos. As oficinas de orientação educacional desenvolvidas junto à turma proporcionaram conhecimentos mais apropriados sobre várias profissões e, por conseguinte, escolhas mais realistas e conscientes. Essa experiência demonstrou a relevância do estágio curricular como lugar formativo da prática pedagógica e a importância da orientação educacional para o desenvolvimento pessoal dos alunos
Palabras clave : Orientação educacional
Instituto Bom Aluno da Bahia
Experiência
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32882
Fecha de publicación : 25-feb-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Uma experiência de orientção educacional por Michelle Lajes.pdf305,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.