Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32775
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A atuação do pedagogo no contexto escolar
Autor : Miranda, Naiane Almeida
metadata.dc.creator: Miranda, Naiane Almeida
Resumen : O presente trabalho pretendeu relacionar as atribuições específicas do Pedagogo na sua atuação no contexto escolar e mostrar como esse profissional interage com essas atribuições. Para tanto fez-se necessário buscar conhecer e definir o perfil do Pedagogo contemporâneo, tomando por base os estudos que referendavam sua evolução histórica. Recorreu-se aos estudos realizados por Libâneo (2002), Vasconcellos (2007), Garcia (1994), Almeida (2003), Ferreira (2000), Pereira (1996), Villas Boas (2000), dentre outros estudiosos que, com suas formulações e conhecimentos, embasaram teoricamente a elaboração dessa Monografia. Foi realizada também uma pesquisa de campo, dentro da modalidade metodológica de Estudo de Caso, com a aplicação de um questionário semi-estruturado, que objetivou analisar a relação do pedagogo com as atribuições identificadas como específicas à sua atuação no contexto em questão, à luz dos pressupostos teóricos que as embasam. Desta forma, o presente estudo solidifica a importância da presença do Pedagogo no contexto escolar, destacando-a como substancial para o aprimoramento de todo o processo educacional.
Palabras clave : Pedagogia
Atribuições
Contexto escolar
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32775
Fecha de publicación : 10-feb-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.