Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32775
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A atuação do pedagogo no contexto escolar |
Autor : | Miranda, Naiane Almeida |
metadata.dc.creator: | Miranda, Naiane Almeida |
Resumen : | O presente trabalho pretendeu relacionar as atribuições específicas do Pedagogo na sua atuação no contexto escolar e mostrar como esse profissional interage com essas atribuições. Para tanto fez-se necessário buscar conhecer e definir o perfil do Pedagogo contemporâneo, tomando por base os estudos que referendavam sua evolução histórica. Recorreu-se aos estudos realizados por Libâneo (2002), Vasconcellos (2007), Garcia (1994), Almeida (2003), Ferreira (2000), Pereira (1996), Villas Boas (2000), dentre outros estudiosos que, com suas formulações e conhecimentos, embasaram teoricamente a elaboração dessa Monografia. Foi realizada também uma pesquisa de campo, dentro da modalidade metodológica de Estudo de Caso, com a aplicação de um questionário semi-estruturado, que objetivou analisar a relação do pedagogo com as atribuições identificadas como específicas à sua atuação no contexto em questão, à luz dos pressupostos teóricos que as embasam. Desta forma, o presente estudo solidifica a importância da presença do Pedagogo no contexto escolar, destacando-a como substancial para o aprimoramento de todo o processo educacional. |
Palabras clave : | Pedagogia Atribuições Contexto escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32775 |
Fecha de publicación : | 10-feb-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.