Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32775
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A atuação do pedagogo no contexto escolar |
Authors: | Miranda, Naiane Almeida |
metadata.dc.creator: | Miranda, Naiane Almeida |
Abstract: | O presente trabalho pretendeu relacionar as atribuições específicas do Pedagogo na sua atuação no contexto escolar e mostrar como esse profissional interage com essas atribuições. Para tanto fez-se necessário buscar conhecer e definir o perfil do Pedagogo contemporâneo, tomando por base os estudos que referendavam sua evolução histórica. Recorreu-se aos estudos realizados por Libâneo (2002), Vasconcellos (2007), Garcia (1994), Almeida (2003), Ferreira (2000), Pereira (1996), Villas Boas (2000), dentre outros estudiosos que, com suas formulações e conhecimentos, embasaram teoricamente a elaboração dessa Monografia. Foi realizada também uma pesquisa de campo, dentro da modalidade metodológica de Estudo de Caso, com a aplicação de um questionário semi-estruturado, que objetivou analisar a relação do pedagogo com as atribuições identificadas como específicas à sua atuação no contexto em questão, à luz dos pressupostos teóricos que as embasam. Desta forma, o presente estudo solidifica a importância da presença do Pedagogo no contexto escolar, destacando-a como substancial para o aprimoramento de todo o processo educacional. |
Keywords: | Pedagogia Atribuições Contexto escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32775 |
Issue Date: | 10-Feb-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.