Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32742
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As contribuições do ensino de arte no desenvolvimento: afetivo cognitivo e social da criança. |
Autor : | Souza, Rita de Cássia de |
metadata.dc.creator: | Souza, Rita de Cássia de |
Resumen : | A presente monografia é resultado de um processo de pesquisa que visou estudar as contribuições do ensino de arte no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Tendo como objetivo principal: compreender qual é o lugar que a Arte-educação encontra na escola para que venha contribuir para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança; e objetivos específicos: sistematizar a trajetória da Arte-Educação na história do Brasil, identificar como as escolas compreendem o ensino de arte para o desenvolvimento da criança e refletir sobre a importância da formação de docentes para o ensino de artes. Para esta realização foram necessários procedimentos metodológicos com pesquisas de caráter qualitativo e para analise dos dados coletados foi realizado o estudo de caso que permitiu recortar o objeto: arte-educação na educação infantil. Os dados foram coletados em três escolas, sendo; uma municipal, uma comunitária e uma particular. Além da coleta de dados foi realizado estudos teóricos no que se refere à história do ensino de artes na educação e a arte no desenvolvimento da criança, estes estudos fundamentaram os três capítulos da monografia. Na realização da pesquisa, além do exercício da técnica, no processo de construção de conhecimento teórico e prático do objeto, pude refletir a realidade do ensino de arte no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Apesar de ter observado apenas três escolas, também já fui aluna de arte na educação infantil, básica, média e superior, por isso, o campo por mim visitadas reafirma a prática de ensino de arte por mim vivida. Ainda não conhecemos a importância da alfabetização estética no desenvolvimento da criança, em seus processos de alfabetização. Concluo este trabalho com novos questionamentos: Quais são os valores estéticos que a escola oferece a criança? Qual é a formação que a universidade oferece as educadoras? |
Palabras clave : | Arte-educação Educação infantil Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento afetivo Desenvolvimento social |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32742 |
Fecha de publicación : | 29-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RITA DE CÁSSIA DE SOUZA.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.